Bruxelas pede feedback sobre Novo Bauhaus Europeu

© Nikada | Getty Images
Christina Genet
A Comissão Europeia investiu 740 milhões de euros desde o lançamento da iniciativa em 2020. O objetivo é promover uma transição urbanística mais sustentável e inclusiva que abra caminho a novos modos de vida.
Até ao dia 17 de outubro é possível participar na consulta pública da Comissão Europeia (CE) sobre o Novo Bauhaus Europeu (NEB). Bruxelas pretende assim dar voz aos cidadãos, profissionais e especialistas sobre a transição que está em curso no setor da habitação, permitindo partilhar feedback sobre medidas já implementadas ou chamar a atenção para problemáticas que persistem.
O NEB é uma iniciativa política europeia que promove espaços de vida que unem a vertente estética à sustentabilidade e à inclusão. Para isso, propõe novos modos de vida mais adaptados ao ambiente e às alterações climáticas. Tem como objetivo por exemplo, promover bairros sustentáveis, focados na circularidade e baseados na priorização da reabilitação em detrimento da construção nova.
Desde o seu lançamento em 2020, a iniciativa é apoiada por cerca de 1900 organizações, nomeadamente arquitetos, designers, investigadores e cidadãos. Durante este período, recebeu investimentos europeus no valor de 740 milhões de euros em toda a Europa, incluindo medidas de apoio à reconstrução da Ucrânia.
Uma vez encerrada a consulta pública, os resultados serão analisados pela CE e utilizados para redigir uma proposta de recomendação do Conselho em dezembro de 2025.
Outros artigos que lhe podem interessar