Arquitetura Vernacular em madeira: Os museus ao ar livre

FOTO EUROPANOSTRA
A arquitetura vernacular pode ser definida como uma arquitetura caracterizada pelo uso de materiais e conhecimento “locais” em que as construções normalmente são realizadas sem apoio de arquitetos profissionais a conceber ou coordenar a execução dos trabalhos.
Os edifícios de arquitetura vernacular são tipicamente simples e práticos e destinam-se a usos correntes, tais como habitação e usos agrícolas ou outros de apoio à vida corrente tais como locais para guardar ferramentas, animais ou realizar actividades agro-industriais de carácter elementar e de apoio à vida no local.
Existe uma forte ligação entre a tradição construída e os materiais mais fáceis de obter nos locais. Assim, e por exemplo, verifica-se que os edifícios de carácter vernacular na Escócia rural são maioritariamente em pedra (na Escócia, a madeira sempre foi um bem relativamente escasso) e na Escandinávia o forte conhecimento de carpintaria naval e a grande disponibilidade de madeira levaram a que em geral os edifícios de arquitetura vernacular corrente, nesta zona do Mundo, sejam em madeira.
Neste artigo apresentam-se alguns exemplos de museus ao ar livre (open-air museums) como exemplos de locais onde a arquitetura vernacular em madeira é apresentada de uma forma totalmente explícita e clara, representando espaços onde rapidamente é possível perceber os sistemas construtivos mais tradicionais usados em casas de madeira no passado. O artigo recupera uma classificação de casas de madeira criada pelo autor em 1999, bem como em diversas pesquisas na Wikipedia e em sites de informação geral, bem como na experiência do autor, que visitou muitos dos locais referidos no artigo. (...)
Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor na FEUP
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt
Outros artigos que lhe podem interessar