A nova geração dos Eurocódigos - Eurocódigo 2
A atual geração dos Eurocódigos, publicada entre 2004 e 2007, encontra-se, atualmente, em fase avançada de revisão, prevendo-se que as novas versões surjam em 2025. O mandato emitido pela Comissão Europeia estipula que a segunda geração dos Eurocódigos incorpore melhorias das versões existentes e estenda o seu âmbito. A nova geração de Eurocódigos deve, igualmente, assegurar que as normas se mantêm atualizadas através da utilização de novos métodos, novos materiais e novos requisitos regulatórios e de mercado, designadamente:
- Promover uma maior harmonização e melhorar a utilização prática dos Eurocódigos para os cálculos do dia-a-dia (facilidade de utilização);
- Introduzir requisitos para a avaliação, reutilização e reforço das estruturas existentes;
- Reforço dos requisitos de robustez;
- Desenvolvimento de um novo Eurocódigo para vidro estrutural.
Apresentam-se de seguida algumas das alterações referentes ao Eurocódigo 2 (EC2), no que diz respeito à sua estrutura, modelos de dimensionamento e considerações de sustentabilidade.
A nova estrutura dos Eurocódigos
A estrutura do novo EC2 é bastante semelhante à do atual no que se refere ao texto principal. Na Tabela 1 apresentam-se as secções e anexos da versão atual e da nova versão (utilizaram-se os nomes em inglês para facilitar a comparação). As principais alterações são a divisão da atual Secção 1 em três secções, a inclusão de uma secção relativa à fadiga, que atualmente se encontra na Secção 6 referente ao Estado Limite Último, e a passagem da atual Secção 11 relativa ao betão leve para um anexo na nova versão (anexo M). (...)
Professor no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt
Outros artigos que lhe podem interessar