2ª edição Build – from high to low tech começa hoje

O encontro ‘Build – from high to low tech’ vai decorrer na Casa da Arquitectura nos dias 15 e 16 de setembro, reunindo alguns dos mais reputados e reconhecidos nomes da arquitetura e prometendo “revolucionar a perspetiva em torno dos materiais e tecnologia”.
“O tema da sustentabilidade tem vindo a ganhar relevância na arquitetura e é hoje uma problemática fulcral nos debates em torno das práticas arquitetónicas”. Ciente da incontornabilidade do tema, a Casa da Arquitectura é parceira estratégica da segunda edição do encontro “Build – From High to Low Tech”, que durante os dias de 15 e 16 de setembro promete “revolucionar a perspetiva em torno dos materiais e tecnologia na arquitetura” com um programa intenso de mesas-redondas, workshops interativos, exposição de materiais e conferências.
Organizado pela Hinterland, o Build vai trazer à Casa da Arquitectura alguns dos mais reputados e reconhecidos nomes da arquitetura entre os quais Christian Schmitt, Amin Taha, Fernando Romero, José Toral, Ignacio Rojas, Markus Zilker, Roger Boltshauser e Michael Salka.
A estes keynote speakers juntam-se, Park Associati, César Cardoso, Branco Del Rio, Romain Deboulle, Samuel Gonçalves, Jérémy Pernet, Francisco Fonseca e o Muro Atelier.
Tendo como objetivo discutir o impacto da indústria da construção no ambiente e de que forma pode ser mitigado, o encontro avança três abordagens complementares a este desafio: a utilização de materiais naturais com capacidade de armazenamento de carbono; estratégias de projeto adaptadas aos contextos locais e a utilização de tecnologia para otimizar a utilização dos materiais.
O Espaço Álvaro Siza vai ser o palco das intervenções dos keynote speakers durante os dois dias, sempre a partir das 14h30.
15 de setembro
Fernando Romero, fr.ee, México; Markus Zilker, einszueins, Áustria; Christian Schmitt, professor Architecture Untold Lab, German University in Cairo, Egito; Ignacio Rojas, Ignacio Rojas, Hirigoyen Arquitecto, Chile
16 de setembro
Amin Taha, Groupwork, Reino UnidoJosé Toral; Peris + Toral Arquitectes, Espanha; Michael Salka, co-director Master in Ecological Buildings and Biocities Program, IaaC, Espanha; Roger Boltshauser, Boltshauser Architekten, Suíça
No Palco Amorim Cork Insulation do Pavilhão Central da Casa da Arquitectura vão decorrer as mesas-redondas dedicadas a diferentes temas.
15 de setembro
10h30 “Material Research and Design”
Armor Gutierrez – Sugarcrete
César Cardoso – Blocos de Hempcrete
Patrícia Gomes – Matterpieces
14h30 “Perspectivas globais de sustentabilidade em Portugal”
João Figueiredo – COO Carmo Wood
José Pedro Sousa – membro “High-Level Roundtable for the New European Bauhaus initiative”
Representante da OASRN
Maria Manuela de Carvalho Álvares – vereadora do Ambiente e Transição Energética
Francisco Rocha Antunes – chair da ULI Portugal.
17h00 “Construção executada com impressão 3D: eficiência baseada em inovação e tecnologia. por Saint Gobain”
16 de setembro
10h30 “Where are we now? Abordagem de arquitectos Portugueses a práticas sustentáveis”
Francisco Adão da Fonseca, Oficina Pedrêz
João Branco, Branco del Rio Arquitectos
Samuel Gonçalves, SUMMARY
Jérémy Pernet, arquiteto e fotógrafo
Romain Deboulle, CRUA Atelier
Joana Tomas, Muro Atelier
O Pavilhão Central é também o local onde decorre nos dias 15 e 16 de setembro, entre as 10h30 e as 19 horas, uma exposição de materiais e soluções de marcas ligadas ao setor constituindo uma montra de materiais sustentáveis e de economia circular.
Outros artigos que lhe podem interessar