Custos de construção de casas novas aumentaram 11,9% em 2022

Os custos de construção de habitação nova registaram um aumento médio de 11,9 por cento em 2022, contra uma subida média de 5,7 por cento no ano anterior, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados divulgados pelo INE, os materiais e a mão-de-obra apresentaram aumentos médios de 15,9 por cento e 6,3 por cento, contra 6,2 por cento e 5,1 por cento em 2021, respetivamente.

Os custos de construção de habitação nova, por seu turno, aumentaram 11,5 por cento em dezembro, face ao mesmo mês de 2021, com os preços dos materiais e o custo da mão-de-obra a subirem 15,3 por cento e 6,1 por cento.

O instituto referiu que “em dezembro de 2022, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 11,5 por cento em termos homólogos, mais 0,1 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior”.

No mês em análise, os preços dos materiais aumentaram 15,3 por cento, acelerando 0,3 p.p. face ao mês anterior, e o custo da mão-de-obra aumentou 6,1 por cento (6,5 por cento em novembro).

O custo dos materiais contribuiu com 9,0 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), o que compara com 8,7 pontos percentuais em novembro, enquanto a componente mão-de-obra aumentou a sua contribuição para 2,5 pontos percentuais (2,7 pontos percentuais no mês anterior).

Entre os materiais que mais contribuíram para esta evolução, o INE destacou os produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos dos preços de cerca de 60 por cento.

É referido também que o cimento, o betão pronto, as madeiras e derivados de madeira, os mármores e produtos de mármore e o consumo de produtos energéticos apresentaram crescimentos homólogos superiores a 20 por cento.

Em termos mensais, o ICCHN registou uma queda de 1,3 por cento em dezembro, com o custo dos materiais a cair 0,4 por cento e o custo da mão-de-obra a subir 2,6 por cento.

As componentes materiais e mão-de-obra contribuíram com -0,2 p.p. e -1,1 p.p., respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN, contra -0,5 p.p. e 1,1 p.p. em novembro, pela mesma ordem.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.