Conservação do património construído: o contributo da tomografia sónica na interpretação e apresentação

Imagem: D.R.

A conservação do património construído (monumentos, conjuntos e sítios de valor cultural) é determinante para a sua salvaguarda e transmissão às gerações futuras, e pode ser entendida como todos os esforços para compreender o património cultural, conhecer sua história e significado, e garantir a sua salvaguarda material e, se necessário, a sua apresentação, restauro e valorização.

De uma forma muito concreta, o ICOMOS (2008) reconhece que a interpretação e a apresentação constituem partes integrantes do processo de conservação e gestão do património cultural. A interpretação assenta no conjunto de ações desenvolvidas com vista à promoção da sensibilização e compreensão do património cultural por parte do público (por exemplo, publicações impressas e eletrónicas, instalações in situ, programas educativos ou atividades comunitárias).

Por outro lado, a apresentação consiste na comunicação dos conteúdos interpretativos do património cultural através de diferentes métodos de comunicação, nomeadamente painéis informativos, exposições do tipo museológico, visitas guiadas ou aplicações multimédia.

A criação de conteúdos interpretativos resulta não só da investigação histórica, mas também de levantamentos arquitetónicos ou ferramentas de inspeção e diagnóstico, o que requer, geralmente, a integração de diversas áreas de conhecimento.

Recentemente, tem-se assistido a uma evolução muito significativa nas técnicas de representação do património construído, nomeadamente da sua modelação geométrica com base em fotogrametria ou laser scanning. No entanto, um dos desafios consiste na reconstituição e interpretação da parte não visível dos elementos estruturais. Para este efeito, existem técnicas não destrutivas que permitem a inspeção da morfologia da secção de paredes de alvenaria de pedra, pilares, arcos ou abóbadas, e que podem auxiliar na sua representação mais completa e fidedigna. (...)

Em colaboração com Javier Ortega, Instituto de Tecnologías Físicas y de la Información “Leonardo Torres Quevedo”, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, e Tiago Ferreira, College of Arts, Technology and Environment, University of the West of England

Artigo completo na Construção Magazine nº118 nov/dez 2023

Graça Vasconcelos

ISISE, Departamento de Engenharia Civil

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.