Comportamento ao Fogo de Fachadas Revestidas com ETICS/Capoto

A legislação de conforto térmico existente em Portugal tem levado à utilização, cada vez mais frequente, quer em prédios novos, quer em reabilitações, de fachadas revestidas exteriormente com ETICS/CAPOTO. Esta técnica consiste basicamente num revestimento em poliestireno (vulgo esferovite) colado à fachada e revestido exteriormente com uma lâmina de argamassa cimentícia contendo, embebida, uma rede de fibra de vidro.

Sendo o poliestireno um material muito combustível, seria natural que a utilização desta técnica tivesse sido previamente analisada do ponto de vista de comportamento ao fogo, para evitar acidentes como o corrido recentemente na torre Grenfell de Londres.

Aparentemente o único estudo sobre o assunto foi realizado em França em 2014 onde foi simulado um fogo, num protótipo à escala real, com as fachadas revestidas com ETICS1. Este estudo mostrou que o ETICS tinha um comportamento aceitável ao fogo mas implicava que no revestimento das fachadas se utilizassem algumas técnicas construtivas particulares, entre as quais sobressaem duas medidas importantes:

- Colocação de bandas de protecção em lã de rocha, na base de cada piso e em todo o perímetro, com cerca de 0,20m de altura, substituindo o poliestireno;

- Colocação de protecções no perímetro dos vãos para evitar que o fogo que vem do interior chegue ao poliestireno das fachadas.

Estas recomendações, podem ser encontradas, de forma detalhada, no documento “Protection contre l’incendie des façades béton ou maçonnerie revêtues de systèmes d’isolation thermique extérieure par enduit sur polystyrène expansé (ETICS-PSE) 2» (Abril de 2016).

Recomenda-se assim que estas disposições técnicas sejam seguidas pelos aplicadores portugueses de ETICS, já que aparentemente tal não tem sido implementado na execução das fachadas em Portugal, o que poderá originar, no futuro, um acidente como aquele a que infelizmente todos nós assistimos recentemente.

Colocação das bandas de proteção segundo as recomendações francesas

1 “Fire behaviour of EPS ETICS on concrete or masonry facades”. MATEC Web of Conferences 46, 05010 (2016)

2 https://www.interieur.gouv.fr/Le-ministere/Securite-civile/Documentation-technique/Les-sapeurs-pompiers/La-reglementation-incendie

Fernando Branco

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para fernando.branco@tecnico.ulisboa.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba gratuitamente no seu email todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.