A importância dos ensaios na garantia da qualidade das obras de construção – a marcação CE

No presente artigo apresenta-se uma visão da importância dos ensaios como um mecanismo para assegurar a qualidade das obras de construção, sustentada na marcação CE de produtos de construção.

Enquadramento

A qualidade das obras de construção, para além de um adequado projeto de dimensionamento e execução, depende da escolha criteriosa dos produtos de construção. Para que se possa afirmar que um determinado produto de construção tem qualidade, é necessário conhecer o seu desempenho na utilização pretendida. A marcação CE de produtos de construção veio auxiliar esta escolha, uma vez que os métodos utilizados para a determinação do desempenho dos produtos de construção passaram a estar harmonizados, sendo possível comparar o desempenho entre produtos. Para tal, são realizados ensaios, ou cálculos, para determinadas características que, por comparação com outros produtos, permitem concluir sobre a qualidade ou, no limite, sobre qual o melhor produto para determinada utilização.

Por definição, um ensaio é um mecanismo utilizado para verificar se algo é adequado para o fim a que se destina. No contexto dos produtos de construção, aos quais se aplica o RPC - Regulamento n.º 305/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho de 9 de março de 2011 [1], que estabelece as condições harmonizadas para a comercialização dos produtos de construção, os ensaios aplicáveis a determinado produto e utilização pretendida encontram-se definidos na especificação técnica harmonizada aplicável. (...)

Em colaboração com A. Gil, Itecons

Artigo completo na Construção Magazine nº119 jan/fev 2024, dedicada ao tema 'A Qualidade da Construção'

António Tadeu

Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor na UC

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.