Associação Europeia das Faculdades de Engenharia Civil vai mudar-se para o Porto

A Associação Europeia das Faculdades de Engenharia Civil (AECEF) passa a estar sediada na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) a partir de 1 de fevereiro de 2018.

A mudança acontece pouco depois de os docentes da faculdade portuguesa José Manuel Ferreira Lemos e Alfredo Soeiro terem sido eleitos membros da Direção da AECEF. José Manuel Ferreira Lemos é professor catedrático aposentado da FEUP e foi eleito Presidente da AECEF; por sua vez, Alfredo Soeiro, professor associado desta Faculdade, vai assumir o cargo Secretário-Geral da AECEF. Ambos foram escolhidos por votação e por unanimidade, para o mandato de novembro de 2017 a 2020.

A AECEF, surgida em 1992, é uma Organização Não Governamental que pretende estabelecer um modo de cooperação e de transferência de conhecimento e de boas práticas na área da Engenharia Civil entre investigadores, docentes e estudantes. Apesar de o objetivo inicial ter estabelecido como alvo Faculdade europeias, esta ONG conta também com a participação de uma faculdade canadiana.

Objetivos da AECEF:

- Estabelecer condições para uma estreita cooperação entre as faculdades/departamentos de Engenharia Civil; 

- Contribuir para a divulgação e a aplicação da investigação mais recente e para o ensino da Engenharia Civil, especialmente na busca de melhorias no ambiente construído;

- Apoiar o desenvolvimento e a disseminação em toda a Europa de novas tecnologias de construção;

- Trabalhar em prol da compatibilidade entre os currículos das faculdades/departamentos de Engenharia Civil de modo a facilitar o intercâmbio de alunos e a mobilidade dos graduados em Engenharia Civil na Europa;

- Trabalhar na implementação de visitas de estudo e a realização de conferências por professores, investigadores e alunos.

Mais informação sobre a AECEF em http://kps.fsv.cvut.cz/aecef/

Imagem: Jamie Street / Unsplash

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.