XXIV Congresso Nacional da OE decorre de 21 a 22 de janeiro de 2027

Christina Genet

O evento terá lugar em Lisboa, em paralelo com o Congresso Nacional de Jovens Engenheiros que refletirá sobre o papel das novas gerações na engenharia.

A Ordem dos Engenheiros (OE) prepara-se para lançar o XXIV Congresso Nacional da OE, com a abertura das inscrições no próximo dia 23 de fevereiro. O evento decorrerá nos dias 21 e 22 de janeiro de 2027 no Centro Cultural de Belém em Lisboa sob o tema “Engenhar Portugal”. O congresso pretende ser um espaço de reflexão e de partilha de conhecimento, reunindo profissionais, académicos, decisores e estudantes de engenharia.

Com o subtema “Do território à Nuvem: A nova Era da Engenharia”, o congresso explorará de que forma a digitalização, a inteligência artificial e as redes inteligentes impactam as questões do território, dos recursos e dos talentos na engenharia. O programa do evento inclui várias secções temáticas que vão desde a engenharia do futuro, com recurso a robôs e gémeos digitais, até às estratégias de descarbonização e de regeneração urbana, passando pela conetividade e pelas infraestruturas inteligentes no domínio da habitação e da mobilidade.

Em paralelo, decorrerá o Congresso Nacional de Jovens Engenheiros com jovens talentos em destaque. A iniciativa pretende refletir sobre o papel das novas gerações na construção do futuro da profissão e do país, afirmam os organizadores. Este congresso integrará quatro painéis temáticos:

- Startups e projetos criados por jovens engenheiros;

- Novos perfis profissionais e competências digitais;

- Liderança jovem e participação em decisões estratégicas;

- Jovens na solidariedade e capacitação.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 23 de fevereiro de 2026 no site do congresso, a todos os interessados.  

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.