Uma reverberação não é igual à outra

FOTO CIRQUE DU SOLEIL, HANGZHOU, CHINA

O tempo de reverberação é tipicamente o parâmetro mais representativo e significativo na Acústica de Salas.

Na sua definição mais clássica, corresponde ao intervalo de tempo necessário para que o nível de pressão sonora diminua em 60 decibéis após a interrupção da fonte sonora. Este valor, conhecido por TR60, ou T60, indica durante quanto tempo o som permanece “a soar” num espaço devido às múltiplas reflexões nas superfícies que o compõem. 

Depende do volume da sala (quanto maior a sala, mais longa a reverberação), da sua geometria e das propriedades de absorção dos materiais: superfícies mais refletoras prolongam a reverberação, enquanto materiais mais absorventes a reduzem.

Este fenómeno no espaço, podendo decompor-se em três momentos distintos:

  • O som direto, que os nossos ouvidos definem como a localização da fonte

  • As primeiras reflexões, que tipicamente chegam ao ouvinte até 80 ms depois do som direto, e definem a sensação de envolvimento e claridade do som

  • A reverberação, que são as reflexões que chegam ao ouvinte mais de 80 ms após a chegada do som direto. 

O controlo adequado do tempo de reverberação é essencial para assegurar uma boa qualidade sonora em diferentes espaços.

De forma a simplificar conceitos e os comunicar de forma mais clara a “não acústicos”, usa-se o tempo de reverberação médio (TMID) para as frequências de bandas de oitava de 500 Hz a 2000 Hz, para obter um valor único, em segundos. 

Geralmente, como termo de referência, pode-se dizer que uma sala com um volume típico será “viva” com 1,5 a 2,0 s e servirá bem para música clássica; uma sala “média-viva”, de 1,0 a 1,4 s, será melhor para ópera ou pequenos grupos em Ensemble, uma sala “média”, de 0,5 a 0,9 s, será melhor para música amplificada e conferências; e uma sala “seca”, com 0,4 s, será melhor para gravações em estúdio. (...)

Autor: Kito de Sousa Coutinho
Mestrado Integrado pela FEUP, MBA no HKUST, Fundador e Consultor Principal na Arkoustic Lda
Especialista em Acústica pela OE

 

Leia o artigo completo na Construção Magazine 128, julho/agosto de 2025

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.