Uma reverberação não é igual à outra

FOTO CIRQUE DU SOLEIL, HANGZHOU, CHINA
O tempo de reverberação é tipicamente o parâmetro mais representativo e significativo na Acústica de Salas.
Na sua definição mais clássica, corresponde ao intervalo de tempo necessário para que o nível de pressão sonora diminua em 60 decibéis após a interrupção da fonte sonora. Este valor, conhecido por TR60, ou T60, indica durante quanto tempo o som permanece “a soar” num espaço devido às múltiplas reflexões nas superfícies que o compõem.
Depende do volume da sala (quanto maior a sala, mais longa a reverberação), da sua geometria e das propriedades de absorção dos materiais: superfícies mais refletoras prolongam a reverberação, enquanto materiais mais absorventes a reduzem.
Este fenómeno no espaço, podendo decompor-se em três momentos distintos:
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O som direto, que os nossos ouvidos definem como a localização da fonte
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As primeiras reflexões, que tipicamente chegam ao ouvinte até 80 ms depois do som direto, e definem a sensação de envolvimento e claridade do som
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A reverberação, que são as reflexões que chegam ao ouvinte mais de 80 ms após a chegada do som direto.
O controlo adequado do tempo de reverberação é essencial para assegurar uma boa qualidade sonora em diferentes espaços.
De forma a simplificar conceitos e os comunicar de forma mais clara a “não acústicos”, usa-se o tempo de reverberação médio (TMID) para as frequências de bandas de oitava de 500 Hz a 2000 Hz, para obter um valor único, em segundos.
Geralmente, como termo de referência, pode-se dizer que uma sala com um volume típico será “viva” com 1,5 a 2,0 s e servirá bem para música clássica; uma sala “média-viva”, de 1,0 a 1,4 s, será melhor para ópera ou pequenos grupos em Ensemble, uma sala “média”, de 0,5 a 0,9 s, será melhor para música amplificada e conferências; e uma sala “seca”, com 0,4 s, será melhor para gravações em estúdio. (...)
Autor: Kito de Sousa Coutinho
Mestrado Integrado pela FEUP, MBA no HKUST, Fundador e Consultor Principal na Arkoustic Lda
Especialista em Acústica pela OE
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