BUILD UP destaca os temas que marcaram o setor da construção em 2025

FOTO PLACEONTOP/ PIXABAY

Christina Genet

Das soluções de renovação de edifícios à eficiência energética do parque residencial, passando pela transição digital e ambiental, o setor da construção está a atravessar profundas transformações.

Como avançou a descarbonização da construção na Europa em 2025? Para a BUILD UP, o portal europeu dedicado à eficiência energética e às energias renováveis, o ano ficou marcado pela implementação da nova versão da Diretiva sobre o Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD), com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica do setor até 2050. O portal destaca igualmente os progressos nos planos nacionais de renovação de edifícios, da responsabilidade dos Estados-Membros.

Temas como o papel da digitalização e dos dados no desempenho energético marcaram também o ano de 2025. Nomeadamente através das mais recentes evoluções do Building Information Modelling (BIM) e do desenvolvimento da inteligência artificial. Esta evolução está a transformar os métodos tradicionais de conceção, abrindo novas possibilidades na engenharia e na arquitetura, que permitem conceber soluções com melhor desempenho e estimular a criatividade.

A transição do setor da construção para práticas mais sustentáveis e o avanço da digitalização tornam cada vez mais necessária a aquisição de novas competências por parte dos profissionais, num contexto em que o setor enfrenta escassez de mão de obra em muitos Estados-Membros. Neste sentido, foram desenvolvidos vários programas europeus para apoiar os profissionais a acompanhar os avanços tecnológicos e ambientais do setor, como a Union of Skills, o Just Transition Fund e o InvestEU.

Por outro lado, a maximização do potencial da energia solar no setor residencial esteve também no centro das preocupações europeias ao longo do ano, estima a BUILD UP, assim como o desenvolvimento de mecanismos de financiamento de renovações profundas. Por exemplo, através do princípio Energy Efficiency First (EE1st), que privilegia a implementação de medidas de eficiência energética antes do investimento em novas infraestruturas ou capacidade.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.