Taxa de juro no crédito à habitação continua a diminuir

FOTOGRAFIA PIERRE CHÂTEL-INNOCENTI/ UNSPLASH

Christina Genet

Um relatório do INE publicado no dia 20 de agosto, revela que a taxa de juro no crédito à habitação tem vindo a descer desde o máximo de 4,7% registado em janeiro de 2024.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de juro aplicável aos contratos de crédito à habitação fixou-se em 3,4% em julho. Isto traduz uma descida de 9,4 pontos base (p.b.) face ao mês anterior e de 127,2 p.b. em relação ao máximo registado em janeiro de 2024, quando a taxa atingiu os 4,7%.

Por outro lado, considerando a totalidade dos contratos, a prestação média fixou-se em 394 euros. Este valor é idêntico ao do mês anterior, mas representa uma redução de 11 euros face a julho de 2024. No último mês, a parcela relativa a juros representou contudo 51% da prestação média. Nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação aumentou 5 euros, atingindo os 636 euros.

No que respeita ao capital médio em dívida, na totalidade dos contratos registou-se um aumento de 593 euros face ao mês anterior, fixando-se em 72 270 euros. Nos contratos assinados nos últimos três meses, o montante médio em dívida atingiu 159 553 euros, mais 2 203 euros do que em junho.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.