SHIFT 2025 chega à Casa da Arquitetura de 25 a 27 de setembro

FOTO CASA DA ARQUITECTURA CENTRO PORTUGUÊS DA ARQUITECTURA

Christina Genet

A presente edição do seminário visa promover uma nova abordagem da construção civil tendo em conta o meio ambiente. Além das sessões de simpósio, o programa inclui visitas e atividades práticas para um público escolar. 

De 25 a 27 de setembro, arquitetos e investigadores internacionais de referência reúnem-se na Casa da Arquitetura em Matosinhos, para a 3.ª edição do SHIFT – Arquitetura e Sustentabilidade, com curadoria de José Pedro Sousa. Este ano, o seminário foca-se no tema “The Positive Turn: Materiais, Edifícios e Cidades para um Futuro Regenerativo.” Entre os oradores convidados da presente edição estão Carlo Ratti (MIT / Bienal de Veneza 2025), João Albuquerque (BIG) e Susanne Brorson (Studio Brorson), além de outros especialistas nacionais e internacionais.

O Shift pretende, através deste seminário, promover uma mudança estrutural na construção civil tendo em conta a crise climática e tornando-se parte ativa da regeneração – não apenas compensando os danos do setor. Para tal, a sessão será organizada em três eixos de debate: os materiais, os edifícios e as cidades. O objetivo é sensibilizar para as possibilidades de produção de energia dos edifícios, aproveitando tecnologias avançadas, assim como para a vertente regenerativa das cidades, através de designs modernos e de políticas sistémicas.

Estão também previstas visitas a três projetos e empresas que trabalham com novas abordagens na construção, incluindo a Havelar, uma start-up de impressão 3D para habitação sustentável e acessível, e a Amorim Cork Solutions, uma empresa especializada em cortiça. Além disso, o evento prevê atividades educativas para escolas, como visitas orientadas às exposições, oficinas de desenho em grande escala e construção de objetos com materiais reciclados. 

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.