Portugal com menos casas no mercado

FOTO FULVIO AMBROSANIO/ UNSPLASH
A Confidencial Imobiliário revela que o número de casas para venda no país continua a cair. No entanto, a oferta tem vindo a crescer na região do Porto.
O número de casas para venda em Portugal está a diminuir pelo terceiro trimestre consecutivo, revela a Confidencial Imobiliário no seu mais recente estudo. No primeiro trimestre, a oferta de habitação para venda em Portugal Continental caiu 3 % face ao trimestre anterior. Esta fase sucede a um período de dois anos em que o stock para venda cresceu cerca de 36%.
Para Ricardo Guimarães, Diretor da Confidencial Imobiliário, “esta diminuição da oferta coincide com a aceleração das vendas residenciais, que registaram uma forte intensificação no mesmo período.” Ele analisa que a retoma da procura acabou por reduzir a oferta existente no mercado e sublinha que a diferença no comportamento dos fluxos de oferta e de procura acentuou a curva de crescimento dos preços.
Com uma redução trimestral de 6 % da oferta no 1.º trimestre de 2025, a região de Lisboa acompanha a tendência nacional. Pelo contrário, a oferta de habitação para venda continua a crescer na região do Porto, desde o final de 2022. Só no 1.º trimestre de 2022, o stock para venda na Área Metropolitana do Porto aumentou 11 % face ao trimestre anterior.
Outros artigos que lhe podem interessar