Município de Lisboa inaugura Balcão BUPi em Campo Grande

DR
Christina Genet
O território português continua a contar com muitos terrenos rústicos não registados e com proprietários desconhecidos. A iniciativa dos Balcões Únicos do Prédio procura mudar esta realidade.
O novo Balcão Único do Prédio (BUPi) situado no Edifício Central do Campo Grande na Câmara Municipal de Lisboa foi inaugurado no dia 31 de outubro. A iniciativa vem reforçar a rede de atendimento presencial do projeto, que já conta com a adesão de todos os municípios de Portugal Continental.
O objetivo do sistema BUPI é ajudar os proprietários de terrenos rústicos e mistos a identificar, delimitar e registar as suas propriedades, contribuindo assim para colmatar a falta de conhecimento sobre o território português e os respetivos proprietários. Através deste registo predial, a iniciativa visa promover a valorização destes terrenos, nomeadamente no âmbito da prevenção de incêndios, bem como facilitar a sua compra, venda ou transmissão.
O registo dos terrenos pode ser feito presencialmente nos Balcões Únicos do Prédio, online através da plataforma BUPi ou recorrendo à aplicação móvel BUPi. Nos municípios sem cadastro predial, é possível proceder à identificação e ao registo dos terrenos de forma gratuita. Nos municípios com cadastro predial, basta realizar o registo também gratuitamente.
Até ao dia 1 de novembro de 2025, já foram identificadas mais de 3 milhões de propriedades através da iniciativa.
Outros artigos que lhe podem interessar