Livro sobre a formação e a profissão na área da Engenharia Civil

O livro “Engenharia Civil: Uma perspetiva sobre a formação e a profissão”, da autoria de Carlos Matias Ramos e Elói Figueiredo, tem como objetivo “estimular nos estudantes, de forma acessível, o conhecimento do importante papel da engenharia na sociedade e a sua evolução ao longo dos tempos”.
Ao longo da obra são considerados os aspetos técnico-científicos e também a visão social da profissão, em consonância com as exigências de natureza humanística e ambiental.
No que concerne a parte dedicada à formação, foi destacado o conceito de que a “universidade deve ensinar a aprender” na lógica de uma aprendizagem permanente que estimule a criatividade e a inovação, lê-se em comunicado divulgado.
Já no que diz respeito à profissão, os autores acreditam que se deve formar profissionais para empregos que ainda não existem, pelo uso de tecnologias que ainda não foram inventadas e pela definição de soluções para problemas que ainda nem sabemos que os são.
Em “Engenharia Civil: Uma perspetiva sobre a formação e a profissão” foram também sintetizados os grandes desafios da engenharia civil do séc. XXI, bem como princípios gerais que devem orientar a formação e o exercício da profissão.
O lançamento da obra decorre hoje nas instalações da Universidade Lusófona no Campo Grande.
Outros artigos que lhe podem interessar