Lisboa inaugura nova ponte ciclopedonal

Christina Genet
A Avenida Gago Coutinho conta com uma nova ponte, promovendo a mobilidade verde na capital. A passagem, destinada a bicicletas e peões, integra também um jardim.
No dia 12 de julho de 2025, a EMEL, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, inaugurou uma nova ponte ciclopedonal na Avenida Gago Coutinho. A cerimónia contou com a presença de Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e de Carlos Silva, Presidente da EMEL.
A nova estrutura, com 104,8 metros de comprimento, estabelece a ligação pedonal e ciclável entre o eixo central e a zona oriental de Lisboa, ligando assim Alvalade e Campo Grande a Marvila, Olivais e Parque das Nações. “Estamos a criar as condições para alterações estruturais no modo como cada vez mais cidadãos optam por efetuar os seus percursos a pé ou de bicicleta na cidade, conseguindo-o fazer de forma tranquila, cómoda e segura”, declarou Carlos Silva.
As obras incluíram também a adaptação e reabilitação de troços existentes de ciclovia, numa extensão total de 525 metros. Para além de promover a mobilidade suave, a ponte foi concebida como um jardim, prolongando assim as áreas verdes adjacentes. Iniciada em janeiro de 2024, a nova infraestrutura representa um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros.
Outros artigos que lhe podem interessar