Lançamento do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira 2025

Christina Genet

A edição de 2025 da competição de arquitetura criada em 2011 apresenta uma nova categoria exclusivamente destinada a estudantes.

No passado dia 16 de setembro, a 8.ª edição do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira (PNAM) foi lançada na Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte no Porto. O PNAM Estudantes, uma nova categoria destinada a alunos de arquitetura e engenharia civil das universidades portuguesas, é a grande novidade da edição de 2025 do prémio.

Com o tema “Repensar as formas de habitação”, a nova categoria pretende incentivar o uso da madeira como material de construção e promover a colaboração interdisciplinar entre arquitetura e engenharia. A iniciativa é organizada pelo Conselho da Construção com Madeira e Derivados (CMD) da AIMMP e conta com o apoio institucional da Ordem dos Arquitetos e da Ordem dos Engenheiros. Serão atribuídos prémios monetários num total de 9000 euros, sendo 5000 euros para o 1.º lugar, 3000 euros para o 2.º lugar e 1000 euros para o 3.º lugar.  

Criado em 2011, o prémio distingue obras que valorizam a utilização da madeira na arquitetura, premiando a inovação, a sustentabilidade e a excelência estética. O prémio recebeu o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e é hoje uma referência nacional e internacional.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.