Investimento de 10 ME em nova fase de parque em Viana do Castelo

Um investimento entre sete e dez milhões de euros na sexta fase do parque empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo, vai criar um centro de inovação e desenvolvimento e uma fábrica de abrasivos diamantados que empregará 70 trabalhadores.
Em declarações à agência Lusa, a propósito do alargamento do parque empresarial de Lanheses, o ainda presidente da câmara da capital do Alto Minho, José Maria Costa, disse tratar-se do novo empreendimento empresarial da KGS Diamond – fabricante líder mundial de abrasivos diamantados flexíveis e tecidos metalizados electroliticamente –, no concelho de Viana do Castelo.
“A escritura do terreno já foi assinada. Trata-se de um lote com sete mil metros quadrados de área. O projeto do novo centro de inovação e desenvolvimento e da fábrica está a ser ultimado. A empresa suíça tem alguma urgência no início da empreitada que deverá começar durante o primeiro trimestre de 2022”, adiantou José Maria Costa.
No total, segundo José Maria Costa, a Câmara de Viana do Castelo vai investir 2,4 milhões de euros na sexta fase de expansão do parque industrial de Lanheses.
A abertura do concurso público da empreitada, aprovada em reunião camarária, aguarda publicação em Diário da República.
A obra prevê a construção de infraestruturas de abastecimento de água e saneamento básico, um novo acesso rodoviário “para servir à nova fábrica da multinacional americana, BorgWarner, já em construção num investimento de 25 milhões de euros e que criará 300 novos postos de trabalho”.
O projeto inclui ainda uma área de estacionamento e zona de carregamento de veículos elétricos.
Outros artigos que lhe podem interessar