INE divulga relatório anual sobre o setor da construção

FOTO RHYTHMUSWEGE/ PIXABAY

Christina Genet

A síntese diz respeito ao ano de 2024 e aponta para um crescimento geral do setor da construção a nível nacional, com o valor dos trabalhos realizados pelas empresas de maior dimensão a atingir um máximo.

O setor da construção nacional continuou a crescer em 2024. Um relatório do Instituto Nacional de Estatística, publicado no passado dia 15 de dezembro, destaca um setor que reforçou a sua presença no tecido empresarial português, representando 7,3 % das empresas não financeiras. Face a 2023, o número de empresas subiu 6,1 %, registando um total de 114,4 mil entidades.

A proporção de pessoal ao serviço na construção continuou a seguir a mesma tendência positiva. Com um crescimento de 7 %, o emprego atingiu 460,4 mil trabalhadores em 2024. Em média, isto representa quatro empregados por empresa, o mesmo valor registado em 2023. Em paralelo, as remunerações no setor também aumentaram, com um acréscimo de 12,5 % face ao ano anterior, ultrapassando a evolução do volume de negócios, que cresceu 10,2 %.

No que diz respeito à estrutura do setor, este manteve-se maioritariamente composto por sociedades, que representaram 51,7 % do total de empresas, enquanto as empresas individuais corresponderam a 48,3 %. O relatório sublinha ainda que a evolução dos principais indicadores que caracterizam as empresas do setor foi globalmente positiva entre 2011 e 2024.

Entre os tipos de trabalhos de construção realizados, os edifícios continuaram a representar a maioria do valor dos trabalhos concretizados em 2024, sobretudo os edifícios residenciais, enquanto as obras de engenharia civil corresponderam a cerca de um quarto do total e registaram uma evolução mais moderada.

Valor das obras residenciais triplicou desde 2011

Nas empresas de maior dimensão, com 20 e mais pessoas ao serviço, o valor dos trabalhos realizados atingiu 20 mil milhões de euros em 2024 – o nível mais elevado desde 2011. Este resultado dá continuidade à trajetória de expansão destas empresas observada desde 2016. Em termos médios, o valor dos trabalhos realizados por empresa atingiu 5 957,6 milhões de euros em 2024, acima do montante registado no ano anterior.

Entre 2011 e 2024, observa-se uma evolução diferenciada entre os vários tipos de obras realizadas pelas empresas de construção com 20 e mais pessoas ao serviço. Verifica-se um crescimento mais expressivo nos edifícios residenciais, cujo valor triplicou desde 2011, enquanto os edifícios não residenciais registaram uma trajetória de recuperação mais moderada.

No que respeita aos componentes da engenharia civil, o comportamento é mais heterogéneo. A maioria das obras apresentou uma tendência descente, em especial as infraestruturas de transportes, barragens e sistemas de irrigação, que em 2024 atingiram cerca de metade do valor registado no início do período em análise. Em contraste, o segmento das instalações e construções em zonas industriais revelou um forte crescimento desde 2011, destacando-se com valores muito acima da base 100, apesar de uma ligeira descida entre 2023 e 2024.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.