IHRU vai construir 12 000 novos alojamentos públicos

FOTOGRAFIA DICASPORTUGALBLOG/ PIXABAY

Christina Genet

As unidades de habitação irão integrar o parque público de habitação a custos acessíveis ao abrigo do Programa de Apoio ao Arrendamento.

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) vai financiar a aquisição, construção e reabilitação de até 12 000 alojamentos destinados ao parque público de habitação a custos acessíveis, no âmbito do Programa de Apoio ao Arrendamento. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ministros de 8 de outubro e divulgada na resolução publicada no mesmo dia no Diário da República.

Para financiar o parque público de habitação a custos acessíveis, o Estado contraiu um empréstimo junto do Banco Europeu de Investimento (BEI). O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Orçamento do Estado deverão igualmente assegurar o financiamento da iniciativa. O investimento global previsto para o período entre 2025 e 2030 poderá ascender a 511 milhões de euros.

O total dos 12 000 alojamentos deverá ser adquirido e construído até 2030. Todos os anos, o Estado definirá as metas anuais do projeto e garantirá a sua execução.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.