APA e OE nomeiam grupo de trabalho para estudar as cheias do rio Mondego

FOTO PIXABAY

Christina Genet

Os especialistas vão analisar os impactos das tempestades do início de 2026 e têm até 9 de maio para apresentar um relatório preliminar.

Na sequência das cheias de 2026 do rio Mondego, foi criado um grupo de trabalho para elaborar um relatório técnico sobre os acontecimentos. O objetivo é compreender de que forma as cheias afetaram os diques e em que medida os modelos de gestão de risco necessitam de ser revistos.

No passado dia 20 de março, José Pimenta Machado, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e Fernando de Almeida Santos, bastonário da Ordem dos Engenheiros, nomearam os membros do grupo de trabalho. Para o efeito, reuniram-se num ato público na sede regional Centro da Ordem dos Engenheiros em Coimbra.

Foram nomeados os engenheiros:

- Armando Baptista da Silva Afonso, coordenador do grupo de trabalho, especialista em sanitária e membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros;

- José Alfeu Sá Marques, especialista em hidráulica e sanitária e membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros;

- Nuno Eduardo da Cruz Simões, especialista em hidráulica;

- Paulo José da Venda Oliveira, especialista em geotecnia;

- Carla Andreia Pimentel Rodrigues, especialista em hidráulica.

Os especialistas irão trabalhar em conjunto para avaliar o impacto das tempestades de 2026 na bacia hidrográfica do Mondego. Irão analisar as circunstâncias associadas à rutura do dique do leito central, em comparação com os eventos registados em 2001 e 2019. Além disso, irão reavaliar o projeto das infraestruturas do Baixo Mondego e a sua adaptação às exigências atuais decorrentes das alterações climáticas, com vista à revisão do modelo de manutenção continuada.

O grupo de trabalho dispõe de um prazo máximo de 100 dias, a contar da assinatura do protocolo de colaboração entre as duas entidades, no passado dia 27 de fevereiro, para desenvolver os trabalhos, devendo apresentar um relatório preliminar até 9 de maio.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.