Na Europa, pede-se medidas urgentes para a crise na habitação
Imagem: H031175 / pixabay
Numa declaração conjunta de 14 de novembro, Baiba Miltovica, presidente da secção de Transportes, Energia e Infraestrutura e Sociedade da Informação do Comité Económico e Social Europeu, e Andres Jaadla, membro da Comissão para a Coesão Territorial e Orçamento da UE do Comité das Regiões, apelaram às instituições europeias para tomar uma posição
Recordando o compromisso dos dois organismos em prol do desenvolvimento de políticas de habitação sustentáveis para os cidadãos europeus, os dois responsáveis instam a Comissão Europeia a organizar uma cimeira anual sobre habitação social e acessível, em parceria com o Parlamento Europeu e as duas instituições que representam. Pede-se também apoio para a criação de uma Plataforma pan-europeia de investimento em habitação acessível e sustentável, de modo a apoiar parcerias locais, regionais e nacionais para acabar com a exclusão no acesso á habitação.
Outro dos objetivos é encontrar formas inovadoras de potenciar o investimento público e mobilizar os fundos europeus existentes para encontrar uma solução de longo prazo para esta crise.
Também se expressa preocupação com a qualidade de vida, ao apelar às instituições europeias para apoiar a reabilitação em profundidade de edifícios residenciais, com especial atenção às comunidades mais vulneráveis. Pede-se também uma cooperação mais estreita entre estados-membros, instituições europeias, organizações da sociedade civil, governos regionais e autoridades locais.
Outros artigos que lhe podem interessar