Controlo da fissuração de argamassas de revestimento através da introdução de resíduos de fibras têxteis

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

A fissuração é uma anomalia que afecta uma grande parte dos revestimentos exteriores. Esta anomalia não só se reflecte no aspecto estético das construções como também pode dar origem a outras anomalias. Por exemplo, o incremento das infiltrações de água causadas pela fissuração pode potenciar o desenvolvimento de microrganismos ou plantas.

A incorporação de fibras em argamassas é uma solução para a redução da fissuração. Aliada a estas anomalias técnicas frequentes, há outra preocupação: a crescente geração de resíduos. Neste sentido, abrangendo as duas temáticas, são introduzidas neste estudo fibras têxteis, resultantes de resíduos industriais, em argamassas de revestimento com o objectivo de minorar a sua fissuração. São estudadas três percentagens de incorporação das fibras (5, 10 e 20% do volume total) em argamassas à base de cimento e argamassas à base de cal aérea e cimento.

Neste estudo, são apresentados os ensaios de módulo de elasticidade, resistência à flexão, resistência à compressão e análise das curvas força/deslocamento antes e pós rotura. Os resultados são analisados e retiradas conclusões sobre a eficácia das fibras na melhoria do comportamento à fissuração dos dois tipos de rebocos.

Fissuração de revestimentos

A fissuração é uma das anomalias que mais afecta os revestimentos de paredes. Para além de ter um impacto visual sobre as populações, a fissuração pode afectar a estanqueidade dos revestimentos e dar origem a outras anomalias. A fissuração dos revestimentos favorece o aparecimento de colonização biológica, como os bolores, que, por sua vez, é responsável pela acumulação de água nos paramentos, o que contribui ainda mais para a penetração da água no seu interior.

As fibras são uma das soluções usadas e são incorporadas nas argamassas com o objectivo de melhorar a sua deformabilidade e, consequentemente, diminuir a fissuração das argamassas. As fibras são materiais que funcionam como elementos de “pregagem” que pretendem distribuir as tensões pela matriz cimentícia. A adição de fibras em argamassas e betões é responsável por uma melhoria da retracção plástica destes elementos, ductilidade, e, em certos casos, são também responsáveis por uma melhoria de resistência à flexão e ao impacto.

Neste artigo, são estudadas fibras provenientes de resíduos industriais, adicionando à temática da fissuração e da durabilidade a temática dos resíduos, da sua deposição e gestão. As fibras utilizadas neste estudo são provenientes de desperdícios da indústria têxtil. Ao incorporar as fibras nas argamassas de revestimento, aumenta-se o ciclo de vida destes materiais, dando-lhes um novo uso. (...)

Em colaboração com Catarina Brazão Farinha, LNEC, Cinthia Maia, Instituto Superior Técnico, e Maria do Rosário Veiga, LNEC

Artigo completo na Construção Magazine nº98 jul/ago 2020

Jorge de Brito

Membro do Conselho Científico da Construção Magazine

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.