CIMPOR celebra 50 anos do Centro de Produção de Souselas

DR
O Centro de Produção de Souselas é uma das mais importantes unidades industriais do setor cimenteiro em Portugal e projeta um futuro sustentável com foco na descarbonização e na inovação tecnológica.
A CIMPOR celebrou, a 29 de novembro, o 50.º aniversário do seu Centro de Produção de Souselas, reafirmando o seu papel no desenvolvimento da região.
O Centro de produção de Souselas opera desde novembro de 1974 e desempenha um papel importante naquilo que é o desenvolvimento económico e social da região. Ao longo destes 50 anos, o Centro produziu mais de 69 milhões de toneladas de clínquer e processou de cerca de 667 mil toneladas de combustíveis alternativos.
Com o objetivo de garantir o futuro, a fábrica tem vindo a implementar projetos inovadores, como é o caso da reabilitação da Linha 2 para a produção de argilas calcinadas, ou a instalação de centrais fotovoltaicas e ainda a aposta no coprocessamento e na recuperação de calor, com vista a alcançar a neutralidade carbónica até 2050.
Na comemoração dos 50 anos do Centro os participantes tiveram a oportunidade de revisitar a história da unidade e conhecer os projetos estratégicos que estão a moldar o seu futuro, como é o caso da recente instalação de uma central fotovoltaica de 1 MW e os planos para uma nova central de 10 MW até 2025, ou a criação de um sistema de recuperação de calor de gases de excesso do processo produtivo para geração de eletricidade (Waste Heat Recovery) com capacidade de 7,4 MW, e ainda a implementação de uma central de hidrogénio verde de 10 MW em 2026, como reforço na aposta em energias renováveis.
Em comunicado de imprensa, a Diretora do Centro de Produção de Souselas, Susana Coimbra, destacou a importância da “reconversão da 2ª linha de produção para a introdução de argilas calcinadas na produção de cimento, pelo facto de ser um projeto pioneiro em Portugal e pelo impacto que terá na economia local. Para além da vertente ambiental associada a este projeto, trata-se de uma operação que contribuirá para a criação de emprego local, dinamizando a economia e tornando o processo produtivo mais sustentável”.
As celebrações contaram ainda com a presença do Presidente da Junta da União de Freguesias de Souselas e Botão, Rui Soares, dos colaboradores e do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.
Outros artigos que lhe podem interessar