CIMPOR apresenta soluções de betão menos poluentes

Por ocasião do Dia do Betão, no dia 26 de junho, a empresa portuguesa CIMPOR destacou a sua gama de betões mais sustentáveis, com baixo teor de clínquer.

A 26 de junho, a Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto organizou a sexta edição do Dia do Betão. O evento decorreu no Auditório do CNEMA em Santarém e reuniu profissionais e especialistas da cadeia de valor do betão para discutir os principais desafios da indústria e partilhar soluções tecnológicas para uma construção mais sustentável. A CIMPOR aproveitou o encontro para destacar as suas inovações em cimentos com baixo teor de clínquer e menor pegada carbónica.

Principal constituinte do cimento Portland, o clínquer é atualmente responsável por uma parte significativa das emissões de CO2 do setor. De acordo com o cenário 2DS da Agência Internacional de Energia (IEA), a redução do fator clínquer/cimento para valores abaixo de 0,60 até 2050 poderá representar cerca de 37 % da redução global cumulativa das emissões de CO2 da indústria cimenteira.

Materiais cimentícios suplementares

Gonçalo Almeida, Diretor do Laboratório Central da CIMPOR, destacou a importância da incorporação de materiais cimentícios suplementares (SCM) que podem substituir parte do clínquer sem comprometer o desempenho técnico do cimento. O CEM II/B-M (Q-L) 42,5R foi um dos exemplos apresentados, permitindo potencialmente reduzir o fator clínquer/cimento de 0,80 para 0,65.

Betões produzidos com cimentos de baixo teor de clínquer, à base de argilas calcinadas, calcário dolomítico e finos provenientes de resíduos de construção reciclados, destacaram-se por apresentarem resistências adequadas à penetração de cloretos e à carbonatação. “Os resultados dos betões produzidos com estas novas formulações confirmam que é possível combinar sustentabilidade com desempenho, assegurando a durabilidade exigida pelo mercado”, recorda Gonçalo Almeida.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.