Avaliação acústica da influência de atravessamentos de infraestruturas técnicas na compartimentação de edifícios

Figura 1: Exemplos de erros construtivos comuns em atravessamentos e embutimentos de infraestruturas técnicas na compartimentação de edifícios
A obtenção de adequadas condições de isolamento acústico em edifícios passa não só pela adoção de soluções construtivas apropriadas, mas muito também pela compatibilização com as restantes especialidades de projeto envolvidas, pela pormenorização e pela correta execução em obra.
Uma solução com previsível elevado desempenho acústico pode resultar num fracasso, se não existir um correto ajustamento com outras especialidades ou se forem cometidos erros de execução, mesmo que de pequena dimensão. Neste contexto e no âmbito desta coluna, são apresentadas e analisadas várias situações típicas de atravessamentos e embutimentos de infraestruturas técnicas, na compartimentação de edifícios, que criam os chamados pontos fónicos, muitas vezes responsáveis por grandes quebras de isolamento acústico nos edifícios.
Neste artigo são apresentados esquemas de principio de soluções onde o atravessamento e/ou embutimento de infraestruturas técnicas pode comprometer o isolamento entre compartimentos. A titulo de exemplo, são apresentados resultados de isolamento para casos próximos do identificado em a), b) e f), antes e após a introdução de melhorias construtivas. As situações c) e d) são igualmente importantes, e ocorrem quer para separação leve, como esquematizado, quer para paredes de alvenaria, onde habitualmente o autoclismo, os tubos de queda e eventuais tubos de ventilação “rasgam” completamente o pano de alvenaria, introduzindo quebras de isolamento muito acentuadas, passando, por exemplo, de valores do índice de isolamento DnT,w acima de 50 dB, sem o embutimento, para valores próximos ou inferiores a 40 dB, com o embutimento. Em paredes de separação com estas características o resultado seria substancialmente mais favorável se os autoclismos ficassem desfasados ou se fosse aplicado um pano interior de divisória entre autoclismos. No caso do atravessamento de tubos de queda ou condutas de ventilação, se estes forem afastados uns dos outros e se ficarem totalmente envolvidas com lã mineral, a quebra de isolamento é geralmente reduzida. (...)
Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor na UC
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt
Outros artigos que lhe podem interessar