Acústica de edifícos e ambiental

© Carolin Windel / Elbphilharmonie Hamburg / 2025

A Construção Magazine tem de forma quase continuada abordado o tema da acústica, quer na sua vertente de edifícios, quer ambiental. Então porquê este número com um dossier sobre acústica?

Na realidade, não há nos tempos correntes nenhum marco específico, a legislação promete alterações, mas para já mantem-se estável, a ciência tem vindo de forma exponencial a disponibilizar ferramentas, quer para cálculo, quer para laboratório, mas nada de muito diferente acontece agora; no campo da normalização, a atividade da CT24 é sempre atual, mas sem nenhuma novidade que motivasse este dossier e mesmo os diferentes fóruns, onde regularmente nos reunimos, continuam ativos sem alterarem a previsível continuidade.

Então porquê este dossier?

Porque poucas vezes se aborda a acústica em Portugal do ponto de vista geracional. Soubemos ser pioneiros, quando nos anos sessenta todos os atores se conheciam pelo nome, quando nos anos setenta uma trintena de acústicos souberam criar a Sociedade Portuguesa de Acústica, quando nos anos noventa a Ordem dos Engenheiros mostrou de uma forma inequívoca que as intervenções em acústica de edifícios e ambiental são atos de engenharia, disponibilizando todo o enquadramento profissional para a elaboração de projetos. O novo milénio mostrou a internacionalização da acústica portuguesa, quer com o envolvimento na organização dos mais prestigiados congressos internacionais, quer com a representação em organizações internacionais, quer mesmo com a intervenção de profissionais em projetos de elevada complexidade, mostrando que há um legado de qualidade que as diferentes gerações souberam transmitir.

Neste número colhe-se o contributo de um leque de profissionais que representam o envolvimento das diferentes gerações. Muitos outros com igual ou superior excelência poderiam/deveriam colaborar neste dossier, os editores limitam-se a um critério de representatividade e disponibilidade evitando que este dossier se tornasse um almanaque de acústica, ainda que fizesse falta…

A entrevista ao Engenheiro Jorge Patrício dispensa qualquer apresentação pelo papel incontornável que tem vindo a desempenhar na acústica em Portugal, traz-nos um conjunto de informações e opiniões pessoais que de alguma forma vêm mostrar o que é fazer acústica em Portugal.

Do Professor Pedro Martins da Silva recebemos autorização para publicar um texto que o mesmo escreveu em 2019 e que estando muito atual mostra bem como há de facto um envolvimento geracional na acústica em Portugal. De algum modo, através desse texto, pela escrita do respetivo autor, os editores referenciam instituições e atores em acústica que não fossem as limitações editoriais, teria total cabimento neste dossier pela sua excelência e mestria na acústica. Delicia-nos com uma forma sempre peculiar de redação que recomendamos ao leitor.

Seguem-se os contributos de dois atores consagrados como projetistas de padrão internacional (entre muitos outros que seguramente aqui poderiam estar), que nos expõem algumas das suas obras e a forma como mostraram à elite mundial da acústica que somos capazes.

A concluir, a nova geração, com dois perfis diferentes (entre tantos que poderíamos selecionar), um nacional e outro internacional, mostrando que dos “amigos” dos anos sessenta, passando pelos “pioneiros da SPA”, pela “dinâmica” da CT28, o “empenho” das Escolas de Engenharia, temos continuidade e futuro.

Editorial em coautoria Rui Calejo
Professor Auxiliar na Faculdade de Engenharia do Porto, Especialista em Acústica

Editorial da CONSTRUÇÃO MAGAZINE 128, julho/agosto de 2025

Humberto Varum

Diretor da Construção Magazine / Professor na FEUP

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.