Acústica, uma ciência de engenharia

O som não é fácil de descrever e nem sempre fácil de compreender. Embora as metáforas do mundo numa perspetiva de centrismo visual possam causar confusão e relegar a audição para um papel de menoridade sensitiva, a verdade é que sentimos (cada um de nós sente, na sua singularidade) a contribuição dos diversos sentidos no modo como traduzem a nossa experiência de ser.
O desafio de “representar” a intangibilidade do som foi considerado por alguns artistas, levando à procura de “soluções” apontando-se, como exemplo, a obra mais conhecida de Luigi Russolo, a pintura a óleo “Música”, onde o seu interesse pela sinestesia e ocultismo é mais evidente: a música é apresentada primeiro como um caos, uma espiral de ruídos que sintetiza este caos na faixa azul sinuosa da continuidade microtonal.
Definida, na Encyclopédie (século XVIII) como “teoria dos sons”, a Acústica, tocando na Estética e nas Artes pela música e as Técnicas Audiovisuais, nas Ciências Humanas, na Biologia, Química, Física, revela, por este seu caráter diagonal, uma aptidão especial para desvendar correlações entre áreas científicas distintas.
Verba volant, scripta manent , “as palavras voam” - o som é ausência, sedução, afastamento da vista, do alcance. O som é vazio, nada, ideia sedutora que pode enriquecer sonoridades de origens desconhecidas com cargas míticas, seja a lenda sueca do Näcken, um espírito da água, que, nas cachoeiras, atrai jovens para dentro da floresta, fazendo-os perderem-se, seja… nas reclamações que chegam aos Laboratórios de Acústica, referindo ocorrências de incomodidades com origens que, em imaginação, nada ficam a dever às da mitologia clássica…
O som é, em verdade, uma presença ausente ou uma ausência presente, com associações possíveis com desejos e terrores, representando a audição uma ligação com algo para além do mundo das formas, perspetiva que deverá ter-se presente quando se fale em “paisagem sonora”, porque esta designação configura o posicionamento do auditor como que “separado” quando, em verdade, ocorre a sua imersão na realidade do som. (...)
Autor Pedro Martins da Silva, Engenheiro Conselheiro e Especialista em Engenharia Acústica pela Ordem dos Engenheiros
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