Estado da arte em investigação em Estruturas de Madeira: A engenharia de madeiras e a sustentabilidade

FOTO NIKKI SON/ UNSPLASH

Termina-se neste número uma reflexão sobre o estado da arte em investigação em Estruturas de Madeira. Simultaneamente, termina também neste número a minha colaboração nesta coluna, que passará a ser assegurada pelo Prof. Alfredo Dias, da FCTUC, de Coimbra. Selecionaram-se, para este número final, quatro artigos submetidos pelo autor e diversos estudantes de pós-graduação da FEUP (alunos do curso MBUILD), ao Congresso CIMAD24 que decorreu em Madrid em junho de 2024.

Sistemas construtivos desmontáveis em construção vernacular de madeira

Um atributo crucial dos sistemas de madeira reside na sua capacidade de desmontagem e reutilização. A expectativa é que esses sistemas possam evoluir ao longo do tempo, com uma longa vida proporcionada por essa característica inerente. No passado, em muitos locais da Terra sempre existiu uma vontade deliberada de recorrer a soluções que permitissem o prolongamento do ciclo de vida das estruturas de madeira como um todo e, caso tal não fosse possível, reutilizar os elementos construtivos desmontados em novas construções. Esta abordagem está de novo “na moda”, tornando-se totalmente inovador garantir que os materiais utilizados possam ser reutilizados em construções subsequentes.

No artigo [1] pode encontrar-se informação importante sobre este tema. O artigo [1] centra-se sobretudo em dois exemplos de arquitetura vernacular, escolhidos em dois países muito diferentes, de onde os autores provêm, o México e a Tailândia. O primeiro caso examina o sistema Troje House da comunidade indígena Purépecha que vive na região central do México. O segundo caso explora uma casa tradicional tailandesa, especificamente a estrutura Ruen Krueng Sab, localizada no centro da Tailândia.

Ambos os sistemas adotam o princípio da desmontagem e reutilização, bem como a sua possibilidade de crescimento em área, replicando conceitos modulares elementares. O artigo pretende demonstrar o interesse em aprender com exemplos de “boas práticas” seguidas na construção tradicional, e daí extrair informações valiosas relacionadas com princípios de conceção e exploração “sustentáveis” que permitam inspirar avanços contemporâneos na construção de madeira.

Sistema de construção prefabricado em madeira maciça industrializada à base de módulos 3D. Reflexão sobre a sua adaptabilidade às zonas montanhosas do norte de Portugal

No artigo [2] pode encontrar-se informação mais detalhada sobre este assunto. O artigo apresenta os componentes individuais do protótipo, concebido pelo primeiro autor, que foi desenvolvido utilizando painéis de madeira laminada cruzada (CLT) e vigas e outros elementos estruturais em madeira lamelada colada. Todos os elementos modulares pré-fabricados materializam um módulo 3D, originalmente projetado para as encostas íngremes do sul da Califórnia, EUA, onde o primeiro autor, arquiteto de formação, viveu e desenvolveu atividade profissional.

Um dos objetivos do protótipo desenvolvido foi o de comparar uma Unidade de Habitação (UH) construída com uma estrutura em madeira leve típica da região (designada normalmente em inglês como “timber frame”) com uma UH pré-fabricada utilizando elementos modulares 3D à base de Madeira Maciça Industrializada. (...)

Leia o artigo completo na Construção Magazine nº 125, janeiro/ fevereiro 2025 dedicada ao tema "Betão Estrutural".

José Amorim Faria

Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor na FEUP

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.