Mira investe 464 mil euros na reabilitação de rua no centro da vila

A Câmara Municipal de Mira, no distrito de Coimbra, vai requalificar a Rua Óscar Moreira da Silva, localizada no centro da vila de Mira, num investimento de cerca de 464 mil euros e com um prazo de execução de 365 dias.

Para além da requalificação desta estrada, a empreitada visa “também a criação de um novo arruamento, que vai criar uma nova dinâmica na zona envolvente do Centro de Saúde”, disse à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida.

As intervenções na Rua Óscar Moreira da Silva, também identificada por rua do Liceu, totalizam cerca de 464 mil euros, que visam melhorar o centro da vila, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos utilizadores daquele espaço.

Aquela estrada vai ter um limite de velocidade de 30 quilómetros por hora, de modo a reduzir a velocidade de circulação e, dessa forma, diminuir o tráfego de atravessamento e, ainda, a poluição sonora e ambiental.

Com esta intervenção, o Município de Mira pretende aumentar a segurança dos peões, sejam eles estudantes, desportistas, residentes ou turistas, através da diminuição dos congestionamentos de trânsito que se verificam, devido à proximidade de escolas e complexos desportivos.

A empreitada inclui a iluminação de passadeiras, disponibilização de bebedouros e de suportes para bicicletas, a plantação de árvores de pequeno porte e arbustos, assim como a reordenação do estacionamento e a melhoria das condições viárias, de forma a “evitar fenómenos de estacionamento agressivo e desordeiro que prejudicam a acessibilidade pedonal”.

A obra faz parte do propósito de requalificar e renovar a imagem urbana do concelho, contribuindo para a fixação de pessoas no centro urbano, requalificar as zonas de circulação pedonal e eliminar as barreiras arquitetónicas para pessoas com mobilidade reduzida, dando-lhes condições “adequadas e seguras”.

“Trata-se de uma intervenção que era necessária há alguns anos, uma vez que vai melhorar o centro da vila”, defendeu o autarca.

A obra foi articulada com as diversas entidades, designadamente, Guarda Nacional Republicana, bombeiros, empresas de camionagem e escolas, já que se trata de uma zona com diversos serviços e equipamentos, salvaguardando-se a entrada e saída de viaturas.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.