Requalificação de bairro no Vale de Chelas em Lisboa iniciou

A requalificação dos nove edifícios do bairro municipal João Nascimento Costa, no Vale de Chelas, na freguesia do Beato, em Lisboa, já iniciou, anunciou a Gebalis – Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa.

Este aglomerado urbano na zona Oriental de Lisboa vai ser alvo de um conjunto de intervenções ao abrigo do programa Morar Melhor, abrangendo 129 fogos e a totalidade dos nove edifícios que compõem o bairro.

Sob gestão da Gebalis desde 2001 e tendo beneficiado de obras pontuais em várias frações entre 2019 e o corrente ano, o Bairro João Nascimento Costa é habitado por um total estimado de cerca de 380 residentes, distribuídos por nove edifícios, os quais vão ser agora sujeitos a intervenções de fundo.

O programa Morar Melhor vai incidir não só na substituição total das antigas coberturas em fibrocimento, de forma a incrementar os índices de eficiência energética do edificado, mas também na reabilitação das empenas e na revisão de infraestruturas técnicas.

A Gebalis deu início ao programa Morar Melhor em junho no Bairro dos Alfinetes, freguesia de Marvila, estando também já a ser executado nos bairros Padre Cruz e Boavista.

Por isso mesmo, assegurou o presidente do Conselho de Administração da Gebalis, Fernando Angleu, os vários trabalhos em curso nos bairros municipais “vão contribuir não apenas para melhorar as condições físicas do edificado, mas sobretudo para proporcionar uma franca melhoria da qualidade de vida dos moradores, dando-lhes o obrigatório conforto, segurança e qualidade habitacional”.

Tendo como base a assinatura de três contratos-programa entre a Gebalis e a Câmara Municipal de Lisboa, com uma dotação orçamental global de 142 milhões de euros e incluindo a reabilitação de um total de 478 edifícios com 8 614 frações e a reabilitação direta de 1 545 frações, as intervenções que estão a ser levadas a cabo nos bairros municipais de Lisboa representam o maior investimento na habitação municipal desde o PER – Programa Especial de Realojamento.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.