Requalificação do Mercado 2 de Maio em Viseu concluída este mês

Imagens: Projeto de cobertura do Mercado 2 de Maio | Câmara Municipal de Viseu

As obras de requalificação do Mercado 2 de Maio, situado no centro da cidade de Viseu, que ficará com uma praça de restauração, deverão ficar concluídas no próximo dia 9, anunciou o presidente da Câmara, Fernando Ruas.

“A estrutura está pronta a partir do dia 9, agora estamos a tratar das atividades que vão para lá e não fica tudo completo, é para ir enchendo ao longo do tempo”, explicou Fernando Ruas aos jornalistas, no final da reunião do executivo camarário.

A requalificação do Mercado 02 de Maio foi um projeto de Almeida Henriques, antecessor de Fernando Ruas, que, no início de 2021, motivou a contestação de dirigentes culturais, historiadores e arquitetos.

Numa carta aberta, nomes como Eduardo Souto de Moura, João Luís Carrilho da Graça, José Mateus, Nuno Sampaio, André Tavares e Francisco Keil Amaral exigiram a Almeida Henriques a revogação da decisão de executar o projeto de alteração e cobertura do Mercado 2 de Maio.

Os signatários consideravam que o projeto de cobertura constituía “um grave e inadmissível atentado patrimonial e urbanístico”, referindo que, “num desrespeito despudorado pelo trabalho autoral e pelo património da cidade”, o executivo camarário “ignorou os arquitetos Álvaro Siza e António Madureira, autores do projeto executado nos anos 90 do século XX”.

Questionado sobre o valor final da obra (após eventuais erros de projetos, omissões e revisões de preços), Fernando Ruas disse ainda não o conhecer e frisou que, agora, “o que interessa é finalizar a obra” e “dar-lhe a melhor utilidade”.

“É um Rolls-Royce que eu não comprava, mas penso que lhe vamos dar um bom aproveitamento”, sublinhou.

Aquele espaço foi inaugurado em maio de 1879 e sofreu alterações em 1914, nas décadas de 20, 40, 70 e 90. A mais polémica ocorreu entre 2000 e 2002, quando deixou de ter a utilização de mercado municipal.

A obra em curso – que contempla a cobertura para utilização 12 meses por ano, a reabilitação de lojas e respetivos telhados e a instalação de sistema de climatização – representava inicialmente um investimento global de 4,3 milhões de euros, mas já terá aumentado.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.