Novo programa da Ordem dos Arquitectos para apoiar reconstrução do alojamento

As Secções Regionais Norte e Sul da Ordem dos Arquitectos estão a preparar um programa que inclua medidas de apoio às famílias e municípios afetados pelos recentes incêndios.

Este será o ponto de partida para um serviço que, no futuro, deverá apoiar o processo de reconstrução de alojamento e de espaço público, sempre que aconteçam tragédias de inusitadas proporções.

As medidas compreendem o lançamento de uma Bolsa de Arquitectos e uma Bolsa de Materiais de Construção de apoio a emergências.

A Bolsa de Arquitectos Voluntários vai estruturar a disponibilidade demonstrada por profissionais para trabalhos de análise técnica das construções afetadas por calamidades, no sentido de encontrar soluções técnicas que garantam o regresso das famílias às suas habitações e à apropriação do espaço público com segurança. Já a Bolsa de Materiais servirá para, junto de associações e empresas que pretendam associar-se, articular e promover a angariação de materiais de construção que auxiliem o processo de reconstrução das zonas atingidas.

Os recursos técnicos e materiais gerados por estas iniciativas vão ser colocados ao dispor dos municípios mais atingidos – já contactados pela Ordem – de modo a realizar um trabalho articulado com estas entidades.

A Ordem dos Arquitectos compromete-se a divulgar o programa e o respetivo regulamento com a máxima brevidade possível.

Os arquitetos que pretendam aderir à Bolsa “Arquitectos Voluntários de Apoio a Emergências - AVAE" podem fazê-lo contactando voluntarios.arquitectos@oasrn.org.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.