“Porto de Arquitetura” lança ciclo de visitas guiadas pela cidade

Fotografia: Casa da Arquitectura

A Câmara Municipal do Porto e a Casa da Arquitectura juntaram-se para desenvolver o evento “Porto de Arquitetura”, um ciclo de visitas de arquitetura gratuitas e abertas ao público mediante inscrição prévia.

A iniciativa, que vai decorrer entre fevereiro e julho de 2024, visa divulgar visitas a oito edifícios da cidade representativos da mais recente arquitetura contemporânea portuense.

De acordo com a Casa da Arquitectura, cada visita surge acompanhada de uma conversa com os arquitetos autores e outras personalidades ligadas aos espaços que vai permitir conhecer o processo de conceção, construção e recuperação das obras de um modo privilegiado.

“Estes edifícios representam algumas das mais relevantes intervenções recentes na cidade, da habitação até às infraestruturas, passando pelos edifícios destinados ao ensino, cultura, turismo e serviços municipais”, referiu a mesma associação.

“Todos eles são referências urbanas que, revelados e desvendados deste modo, pretendem inspirar intervenções futuras de qualidade e evidenciar o referencial de exigência que desejamos para a cidade que habitamos”, acrescentou a Casa da Arquitectura.

O acesso às visitas e aos debates é feita por ordem de inscrição. As pré-inscrições ainda não estão disponíveis.

Ciclo de visitas

  • Terminal Intermodal Campanhã (TIC) e Quinta do Mitra, 24 de fevereiro, 16h00, Visita conduzida por arquiteto Nuno Brandão Costa
  • M.Ou.Co Hotel, 2 de março, 16h00, Visita conduzida pelo atelier Arquitectos Aliados
  • Sede GO Porto e Porto Ambiente, 23 de março, 16h00, Visita conduzida pelos arquitetos César Machado Moreira e Ricardo Freitas
  • Escola Secundária Alexandre Herculano, 20 de abril, 16h00, Visita conduzida pelo Atelier 15; Com Língua Gestual Portuguesa (LGP)
  • Casas Dona Leonor, 18 de maio, 16h00, Visita conduzida pelo arquiteto Cerejeira Fontes
  • Residências Dom Pedro Quinto, 15 de junho, 16h00, Visita conduzida pelo arquiteto Adriano Pimenta
  • Hoso – BigCity Porto Asprela, 20 de julho, 16h00, Visita conduzida pelo coletivo OODA
  • Universidade Lusíada, 27 de julho, 16h00, Visita conduzida pelo arquiteto José Mendes Godinho

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.