Tendências modernas das Estruturas de Madeira (1): Construção de edifícios com CLT (Cross Laminated Timber)

DR

Inicia-se neste número da Construção Magazine um segundo ciclo da coluna “Estruturas de Madeira”. Depois da reabilitação das estruturas antigas passamos para o oposto – as tendências modernas!

O desenvolvimento moderno das estruturas de madeira está associado ao aparecimento de materiais industrializados modernos. Nesta nova fase da coluna, não haverá necessariamente um fio condutor lógico das sucessivas apresentações. De qualquer forma, em geral, a evolução e a modernidade está a surgir sobretudo nos materiais, componentes e processos de construção e é nessa linha que, em conformidade, esta coluna avançará. Hoje apresentam-se os edifícios feitos em CLT.

O que é o CLT?

O CLT (madeira lamelada colada cruzada) é um material que nasceu em Zurique, Suíça, em 1990, mas foi desenvolvido posteriormente na Áustria através da cooperação entre a indústria e a universidade. Uma das empresas pioneiras no fabrico de CLT foi a empresa austríaca KLH, fundada por Heimo de Monte e Wolfgang Weirer, em 1998, depois de vários anos de pesquisa e estudos desenvolvidos em parceria com a Graz University of Technology [2]. A figura 1 apresenta uma representação esquemática do CLT. A fábrica principal da KLH situa-se perto da cidade austríaca de Graz.

Os painéis de CLT possuem uma Aprovação Técnica Europeia (ETA-06/0138 – European Technical Approval). Com base nesta ETA, foi concedido a este produto um selo de qualidade – Marcação CE. (...)

Leia o artigo completo na Construção Magazine nº 73, maio/junho 2016

José Amorim Faria

Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor na FEUP

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.