As Estruturas de Madeira e a Reabilitação de edifícios antigos (4): Conhecer os mecanismos de degradação

FOTO DAN MEYERS/ UNSPLASH

Os mecanismos de degradação das estruturas de madeira em geral, e em edifícios antigos em particular, são bastante diferentes dos processos similares que ocorrem nos outros dois principais materiais estruturais mais correntemente usados ou seja o aço e o betão armado.

Sendo a madeira um material de origem orgânica, o material madeira desaparece porque é literalmente “comido” por agentes xilófagos. Entende-se por xilófago “o que come madeira”, palavra que deriva do grego, onde “xilo” significa madeira e “fago” significa comer.

Este artigo baseia-se em documentação técnica antes produzida pelo autos, tais como o capítulo 5.3 “Comportamento de estruturas de madeira”, incluído no livro [1] nas páginas 153-169, mas também referências fundamentais a que o autor frequentemente recorre tais como [2], de carácter geral, ou livros mais específicos como o livro francês sobre térmitas identificado em [3]. 

Ao nível de documentação produzida em ambiente académico, bons capítulos sobre patologias da madeira podem ser encontrados nas dissertações [4] e [5], sendo que esta última apresenta especificações para produtos de preservação de madeiras e uma descrição bastante desenvolvida do mercado ibérico de produtos usados em tratamento preventivo e curativo de madeiras contra ataques de xilófagos. (...)

Referências bibliográficas

[1]  Peixoto de Freitas, V. e outros – Manual de apoio ao Projecto de Edifícios Antigos – Ordem dos Engenheiros, Região Norte, Porto, 2012 – ISBN: 978-972-99918-7-5  

[2]  Arriga, F. ; Peraza, F. ; Esteban, M. ; Bobadilla, I. ; García, F. – Intervención en Estructuras de Madera – AITIM, Madrid, 2002 – ISBN: 84-87381-24-3

[3]  Bordereua, C. ; Clément, Jean-Luc, Jequel, M.; Vieau, F. – Térmites: Biologie, Lutte, Régmementation – CTBA, Paris, 2002 – ISBN: 2-85684-054- X

[4]   Botelho Júnior, J. Avaliação não destrutiva da capacidade resistente de estruturas de madeira em edifícios antigos – dissertação apresentada no âmbito do 1º Mestrado em Reabilitação do Património Edificado 2003-2005, FEUP, Porto, 2006 - disponível para download em http://paginas.fe.up.pt/~jmfaria.

[5]   Silva, J. -  Especificação de tratamentos de preservação para elementos de madeira – dissertação apresentada no âmbito do MIEC, FEUP, Porto, 2008 - disponível para download em http://paginas.fe.up.pt/~jmfaria.

Leia o artigo completo na Construção Magazine nº 69, setembro/ outubro 2015

José Amorim Faria

Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor na FEUP

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.