As Estruturas de Madeira e a Reabilitação de edifícios antigos (2): Conhecer os materiais e componentes

DR
No processo de reabilitação de estruturas de madeira, assume uma particular importância o conhecimento detalhado dos materiais e componentes existentes e a incorporar nos processos de reabilitação.
Neste artigo, sintetizam-se os conhecimentos fundamentais associados e identificam-se documentos onde esse conhecimento pode ser melhorado e desenvolvido pelos leitores.
Os documentos [1] e [2], abaixo identificados nas referências bibliográficas, podem ser obtidos por download direto e gratuito em http://paginas.fe.up.pt/~jmfaria.
Na referida página, o documento [1] consta do Diretório “Teses de Mestrado”, enquanto que o documento [2] consta do Diretório “Teses MIEC”, no ano 2011.
Madeira maciça
Elementos em Madeira maciça mais correntes em Portugal
Dos vários milhares de espécies de árvores existentes na Terra, apenas algumas centenas são usadas no fabrico de elementos de construção (usados em estruturas ou em acabamentos) em madeira ou em derivados de madeira.
As árvores usadas no fabrico desses elementos estruturais dividem-se em Resinosas e Folhosas, que podem simplificadamente ser definidas, respetivamente, como árvores de folha persistente, e que crescem, em geral, em climas temperados ou frios, e árvores de folha caduca, que proliferam em todos os tipos de clima.
Em Portugal, em edifícios antigos com estrutura de madeira maciça (em geral usada em pavimentos, paredes interiores, escadas e estruturas de cobertura) as madeiras de origem nacional mais usadas são as folhosas carvalho (Quercus spp) e castanho (Castanea sativa Mill) e a resinosa pinho bravo (Pinus Pinaster Ait). As peças principais, tais como as vigas de pavimento, as asnas de cobertura e as vigas principais das escadas são, muitas vezes, em castanho e carvalho, podendo também ser em pinho, em edifícios mais modestos, sendo, em geral, os restantes elementos em pinho bravo. (...)
Referências bibliográficas
[1] Botelho Junior, Jerónimo: – Avaliação não destrutiva da capacidade resistente de estruturas de madeira de edifícios antigos, FEUP, dezembro 2006 (tese de Mestrado) – disponível para download em http://paginas.fe.up.pt/~jmfaria.
[2] Teixeira da Silva, Joel – Comportamento mecânico de madeira de carvalho português, FEUP, julho de 2011 (tese de Mestrado Integrado) – disponível para download em http://paginas.fe.up.pt/~jmfaria.
Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor na FEUP
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt
Outros artigos que lhe podem interessar