São João da Pesqueira requalifica EN 222-3 por 1ME

O presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira disse ter lançado o concurso para requalificar a Estrada Nacional 222/3 (EN222-3), num investimento de um milhão de euros, e que deverá estar pronta até início de 2024.

“É uma via muito importante para nós, não só para comodidade das nossas pessoas e de quem habita naquelas freguesias, como para Ferradosa, que é um ponto ‘ex-líbris’ do concelho”, disse o autarca daquele município, Manuel Cordeiro.

A EN 222-3 liga, numa extensão de 11 quilómetros, a sede do concelho a Ferradosa, um “local fundamental de acesso ao rio, onde está a estação de comboios do município e muita atividade, como restaurantes”.

“Temos um conjunto de atividades, nomeadamente náuticas, já que também é em Ferradosa que temos um cais onde param todos os barcos que vêm até ao concelho e é onde os autocarros vão buscar as pessoas”, contou.

Neste sentido, “este troço da EN 222 tem também muito tráfego turístico e esta requalificação torna-se fundamental para o crescimento do concelho” de São João da Pesqueira, a norte do distrito de Viseu, junto ao Rio Douro.

A obra agora a concurso tem um valor estimado em um milhão de euros e, “mesmo não sabendo muito bem como vai correr o concurso”, o presidente estimou que “até ao final de 2023, no máximo, no início de 2024, esteja concluída”.

Uma requalificação que já constava do orçamento municipal de 2020 e que provém de um “acordo com a Infraestruturas de Portugal que vai ressarcir o valor da obra e é precisamente por isso que atrasou tanto o projeto” da estrada.

“A autorização para as despesas plurianuais por parte da Infraestruturas de Portugal tem de ir às Finanças. Isto esteve nas Finanças um ano e uns meses para despacho. Esteve muito tempo parado no Ministério das Finanças”, contou.

Manuel Cordeiro adiantou que, “finalmente, em janeiro deste ano, foi despachado favoravelmente e por isso mesmo foi agora para concurso” com o objetivo de “começar ainda este ano” a empreitada.

“O pagamento por parte da Infraestruturas de Portugal será até ao final deste ano 200 mil euros, 700 mil em 2023 e o remanescente, mais cem mil, em 2024”, justificou.

Esta via é um braço da EN 222, que liga São João da Pesqueira a Bateiras, também junto ao rio Douro, e que, segundo o autarca, “também vai ser alvo de requalificação, mas mais profunda” do que a EN 222-3.

“As acessibilidades no concelho têm a ver com estes dois pontos. São duas vias fundamentais para o nosso crescimento. Esta que lançámos e a que a Infraestruturas de Portugal lançará para Bateiras e com quem acordámos não só a requalificação como também o seu alargamento”, adiantou.

Esse troço de 16 quilómetros “será de um investimento maior da Infraestruturas de Portugal” e, segundo informações dadas ao autarca, “o projeto estará pronto em abril de 2023 e até ao início de 2024 deverá ser lançado o concurso”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.