Melhoria das condições de segurança na EN109-5 em Aveiro

Fotografia: Infraestruturas de Portugal

Foi consignada a empreitada para melhoria das condições de segurança do EN109-5, entre o quilómetro 3,515 e o quilómetro 12,935, situada nos concelhos da Murtosa e Estarreja, distrito de Aveiro.

Segundo a Infraestruturas de Portugal, a intervenção, no valor de cerca de 307 mil euros, desenvolve-se no início da rotunda que dá acesso para Veiros e Lagoais, no concelho de Estarreja, e fim junto à Ponte da Varela, no concelho da Murtosa.

A ciclovia existente foi construída na empreitada “EN109-5 – Beneficiação entre Estarreja e a Ponte da Varela” realizada em 2009, onde se procedeu a uma homogeneização das características do traçado da via, nomeadamente no que respeita ao perfil transversal tipo, considerando uma ciclovia.

Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal explica que a ciclovia foi pintada de vermelho e foram colocadas balizas flexíveis numa extensão de aproximadamente 9,4 quilómetros, atravessando cruzamentos, entroncamentos e rotundas de nível. Para além destas intersecções, existem inúmeras serventias nos dois sentidos da plena via, utilizadas por veículos agrícolas.

A empreitada consistirá na reposição das condições de segurança existentes e integrará os trabalhos de conservação de guia existente; colocação de balizas cilíndricas flexíveis a delimitar a ciclovia nas zonas de rotunda e aproximação/saída de rotunda (entre passadeiras); marcação rodoviária e equipamento de balizagem e demarcação (símbolo de peões e velocípedes na ciclovia); escavação e reperfilamento de taludes; e aplicação de slurry sintético do tipo “composeal colorido”, fabricado com betume sintético resinoso à base de resinas sintéticas e cargas minerais selecionadas, a cor vermelha.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.