Empresa de construção de casas em madeira chega a Portugal

A Maestro Casas, uma empresa pertencente ao Grupo Timber Cabins, entrou recentemente no mercado português com uma oferta de projetos para habitações pré-fabricadas em madeira.

A Timber Cabins surgiu em 2008, na Lituânia, com o propósito de desenhar e fabricar casas personalizadas em madeira. No ano seguinte, estabeleceram a marca local Meistro Namai, e em 2010 iniciaram a distribuição na Polónia como Dom Mistrza.

A empresa continuou a expandir-se nos anos seguintes, tendo começado a importar madeira da Suécia, Finlândia e Sibéria em 2012, abrindo duas fábricas em 2014, e ainda tendo expandido, em 2018, para os mercados de França como Maestro Chalet, e de Espanha como, Maestro Casas.

É em 2020 que a Timber Cabins entrou no mercado português, com a Maestro Casas. Em 2021, a Timber Cabins já desenvolveu mais de dez mil projetos e expandiu para os mercados do Reino Unido, como Maestro Cabins, e para Itália, como Maestro Case.

Por ano, a Timber Cabins processa mais de 25 mil metros cúbicos de abetos, provenientes da Suécia, Finlândia e Sibéria. De acordo a Timber Cabins, a madeira provém de “fornecedores de confiança e certificados”.

Para a produção das casas de madeira são usados os centros de fabrico CNC, desenvolvidos e produzidos pela própria empresa, capazes de produzir paredes interligadas.

Já para as portas e janelas é usada madeira de pinho. “A madeira é um material natural, que respira e que responde ao clima em seu redor – temperatura e humidade. Isto faz com que a madeira naturalmente expanda, o que não é muito conveniente para os fabricantes de janelas. Para evitar que tal aconteça, usamos cola de madeira que protege o material de qualquer deformação possível”, explica a Maestro Casas.

A Maestro Casas apresenta atualmente soluções para casas pré-fabricadas de madeira desde os 26 aos 145 metros quadrados, com um ou dois pisos, abrigos de jardim e garagens, existindo sempre a possibilidade de personalizar de acordo com as necessidades do cliente.

A produção está repartida em quatro locais na Lituânia: duas fábricas para o fabrico de casas, uma para a produção de janelas e portas, e outra, a mais recente, para o fabrico de componentes das casas. No total a Timber Cabins conta com mais de 120 empregados e os seus produtos podem ser encontrados em mais de 30 países por todo o mundo.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.