Lançado concurso para conceção e construção da nova ponte na EN245

Fotografia: Infraestruturas de Portugal

A Infraestruturas de Portugal procedeu ao lançamento do concurso público em regime de conceção e construção da nova ponte sobre a Ribeira Grande na EN245 em Fronteira, distrito de Portalegre.

Envolvendo um investimento estimado em seis milhões de euros, a empreitada tem como objeto o desenvolvimento do projeto de execução e a construção de uma nova travessia e respetivos acessos rodoviários, ao quilómetro 041,406 da EN245.

Segundo a Infraestruturas de Portugal, a ligação à rede viária envolvente será materializada através de um entroncamento e de uma rotunda a construir de raiz.

Também no âmbito do projeto será prevista a regularização do leito da Ribeira Grande e respetivo arranjo paisagístico de toda a zona intervencionada (margens, leito, etc.), restaurando assim os processos naturais e consequente regeneração do ecossistema naquele local.

“A nova Ponte sobre a Ribeira Grande irá assegurar a ligação rodoviária através da EN245 com melhores condições de segurança, qualidade e eficiência entre os aglomerados de Fronteira e Alter-do-Chão, bem como, a acessibilidade da povoação de Vale de Seda para a sede de concelho”, retificou a Infraestruturas de Portugal em comunicado.

A antiga ponte da Ribeira Grande colapsou em resultado das fortes intempéries que assolaram o país no inverno passado. “Face à dimensão e extensão dos danos estruturais, que inviabilizaram a sua reconstrução, tornou-se imperiosa a opção pela construção de uma nova ponte”, justificou.

O concurso público encontra-se agora em fase de receção de propostas: https://files.diariodarepublica.pt/cp_hora/2024/03/045/417410126.pdf

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.