Os desafios das estruturas de betão

Os desafios colocados pelas grandes estruturas de betão

A deterioração relativamente precoce e a corrosão das armaduras são identificadas como grandes desafios pelo projetista, um problema, aliás, com décadas. As consequências das reações expansivas no interior do betão, que o fendilham, começaram a verificar-se nas barragens, tendo depois passado para as pontes e viadutos. As causas podem passar pela utilização de materiais hoje considerados não adequados e pela falta de controlo da temperatura quando o betão inicia a presa.

A capacidade de as estruturas virem a suportar ações que possam vi a acontecer é outro desafio. Júlio Appleton exemplifica com o aumento das sobrecargas que se tem vindo a verificar nas pontes.

A resistência à ação sísmica é, mais do que um desafio, uma preocupação manifestada por Júlio Appleton, que considera que a generalidade das pessoas só vai incorporar estas preocupações nos seus projetos se tiver um regulamento que as obrigue a tal. O projetista alerta que o boom imobiliário tem vindo a reduzir as exigências a nível de resistência das construções.

A importância da inspeção

Júlio Appleton recorda que a preocupação com a inspeção é algo recente, mas alerta que o plano de inspeção, manutenção e monitorização das estruturas deve existir desde o início. Apesar de a preocupação ter aumentado após a queda da ponte de Entre-os-Rios, já se nota uma inflexão nessa atitude.

Em termos de técnicas a utilizar, a inspeção visual é, para Júlio Appleton, primordial, devendo ser feita por pessoas experientes. O projetista aconselha também a ter em atenção a representatividade dos ensaios, chamando a atenção para a sua importância na calibração dos modelos analíticos.

Perfil

Júlio Appleton é Doutorado em Engenharia Civil e Professor Catedrático pelo Instituto Superior Técnico. É especialista em Estruturas e integra a a2p – estudos e projectos.

Leia a entrevista na Construção Magazine nº 82 http://www.construcaomagazine.pt/noticias/seccao/numeros-publicados/

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.