A nova geração dos Eurocódigos - Eurocódigo 2

A atual geração dos Eurocódigos, publicada entre 2004 e 2007, encontra-se, atualmente, em fase avançada de revisão, prevendo-se que as novas versões surjam em 2025. O mandato emitido pela Comissão Europeia estipula que a segunda geração dos Eurocódigos incorpore melhorias das versões existentes e estenda o seu âmbito. A nova geração de Eurocódigos deve, igualmente, assegurar que as normas se mantêm atualizadas através da utilização de novos métodos, novos materiais e novos requisitos regulatórios e de mercado, designadamente:

  1. Promover uma maior harmonização e melhorar a utilização prática dos Eurocódigos para os cálculos do dia-a-dia (facilidade de utilização);
  2. Introduzir requisitos para a avaliação, reutilização e reforço das estruturas existentes;
  3. Reforço dos requisitos de robustez;
  4. Desenvolvimento de um novo Eurocódigo para vidro estrutural.

Apresentam-se de seguida algumas das alterações referentes ao Eurocódigo 2 (EC2), no que diz respeito à sua estrutura, modelos de dimensionamento e considerações de sustentabilidade.

A nova estrutura dos Eurocódigos

A estrutura do novo EC2 é bastante semelhante à do atual no que se refere ao texto principal. Na Tabela 1 apresentam-se as secções e anexos da versão atual e da nova versão (utilizaram-se os nomes em inglês para facilitar a comparação). As principais alterações são a divisão da atual Secção 1 em três secções, a inclusão de uma secção relativa à fadiga, que atualmente se encontra na Secção 6 referente ao Estado Limite Último, e a passagem da atual Secção 11 relativa ao betão leve para um anexo na nova versão (anexo M). (...)

Artigo completo na Construção Magazine nº112 nov/dez 2022

Paulo Cachim

Professor no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.