Encontro Nacional Betão Estrutural 2018

O Encontro Nacional Betão Estrutural 2018 (BE 2018), organizado conjuntamente pelo Grupo Português de Betão Estrutural (GPBE) e o Instituto Superior Técnico (IST), irá ter lugar de 7 a 9 de Novembro de 2018, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
O principal objectivo do BE 2018 resulta da missão do GPBE, grupo nacional da fédération internationale dubéton (fib), de se constituir como um fórum privilegiado de divulgação e discussão das realizações mais recentes e inovadoras na área do betão estrutural, nas vertentes da construção e reabilitação, materiais e produtos, normalização, projeto e investigação científica, tendo em conta as atuais prioridades, nacionais e internacionais, em termos de desempenho, durabilidade, sustentabilidade e resiliência das estruturas de betão armado e pré-esforçado.
O BE 2018 pretende igualmente ser um espaço de debate de ideias sobre os riscos e os desafios do futuro das estruturas de betão em Portugal, na Europa e no Mundo, mobilizando para o efeito as empresas do sector, donos-de-obra, gabinetes de projeto, universidades, politécnicos, laboratórios e unidades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico. 
Pese embora seja um encontro nacional, o BE 2018 quer ainda estabelecer pontes e criar laços duradouros entre a comunidade técnica e científica nacional e as suas congéneres que têm como língua oficial o português ou o espanhol.

Programa Técnico

O BE 2018 combina o formato tradicional dos encontros anteriores com novos formatos, tendo em vista maximizar o interesse e a intervenção de todos os participantes, estando organizado em:

– Sessões plenárias, nas quais estão incluídas palestras de renomados especialistas nacionais e estrangeiros sobre temas como: ‘The fib Model Code 2020’, ‘A descarbonização do sector da construção betão’ e ‘As grandes obras públicas depois de 2020’.

– Sessões paralelas, no formato tradicional, dedicadas aos ‘temas gerais’ identificados pela Comissão Organizadora (CO) (listados à frente), assim como a ‘temas específicos’ propostos pela CO ou pelos participantes (segundo regras indicadas neste flyer), os quais serão listados na página do BE 2018 (www.be2018.pt).

– Exposição técnica, com um espaço dedicado no qual serão exibidos produtos, tecnologias, atividades e realizações recentes, da responsabilidade das entidades que apoiam a realização do BE 2018.

– Workshops comerciais, organizados por empresas, com demonstrações in loco de produtos, equipamentos e processos, permitindo chegar mais próximo dos participantes.
– Mesas redondas, com uma forte participação de empresas e instituições, no âmbito das quais se pretende discutir os tópicos de maior relevância na atualidade, como a ferrovia, a construção portuária, a reabilitação urbana e a internacionalização, no contexto do betão estrutural.

Durante as sessões plenárias, terão lugar as cerimónias de entrega da ‘Medalha de Mérito do GPBE’, concedida a uma personalidade nacional que se tenha notabilizado na área do betão estrutural, e o ‘Prémio Jovens Mestres’, atribuído às melhores dissertações de mestrado na área do betão estrutural.

TEMAS GERAIS


1 - ANÁLISE ESTRUTURAL E NORMALIZAÇÃO

– modelos simplificados de análise estrutural
– modelação numérica avançada
– caraterização experimental – robustez estrutural
– resiliência estrutural
– comportamento aerodinâmico
– comportamento sísmico
– comportamento ao fogo
– normalização e regulamentação

2 - MATERIAIS | desempenho, durabilidade e impacte ambiental
– novos cimentos, adições e adjuvantes
– caldas e argamassas
– betões de (ultra-)elevado desempenho
– betões reforçados com fibras
– betões eco-eficientes
– armaduras em aço de elevado desempenho
– armaduras em materiais compósitos

3 - PRODUTOS E PROCESSOS | construção e reabilitação
– novos produtos pré-fabricados
– novos processos construtivos
– monitorização da integridade estrutural
– métodos de inspeção in situ
– sistemas de gestão de ativos
– análise do ciclo-de-vida
– proteção de estruturas de betão
– reparação de estruturas de betão
– reforço de estruturas de betão

4 - REALIZAÇÕES | construção e reabilitação
– barragens
– cascas
– edifícios
– fundações
– obras portuárias
– pontes e viadutos
– reservatórios e silos
– túneis
Mais informações em www.be2018.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.