Arrancaram obras de 1ME no Rossio de São Brás em Évora

As obras de requalificação do interface modal do Rossio de São Brás, em Évora, já tiveram início, num investimento superior a um milhão de euros, anunciou o município.

Em comunicado, a Câmara de Évora explicou que a obra, inserida no plano de mobilidade urbana sustentável, pretende “transformar as condições de circulação e de fruição” do espaço na zona envolvente ao Rossio de São Brás, muralha e, sobretudo, na ligação entre a estação ferroviária e o centro histórico daquela cidade.

O projeto, que deverá estar concluído dentro de oito meses, tem prevista a construção de percursos pedonais de ligação ao centro histórico que “serão confortáveis, seguros e inclusivos”, de acordo com a autarquia.

“A intervenção irá incidir na orla periférica do Rossio de São Brás, requalificando também os acessos pedonais entre o centro da cidade e a estação de caminho-de-ferro, pela Avenida Francisco Barahona”, lê-se no documento.

O projeto prevê a construção de duas faixas pedonais/cicláveis: uma de “ligação radial” entre a estação e o centro da cidade e uma segunda para “dar continuidade” ao percurso pedonal envolvente da muralha, numa linha que “pode ser de visita à cidade, passeio ou desporto”.

“Estas faixas terão pavimento suave, regular e confortável, adequado à utilização por idosos, utentes com mobilidade reduzida, com carrinhos de bebé, tróleis de viagem ou de compras”, referiu ainda o município.

Os percursos, enquadrados por vegetação com árvores de sombra, vão contar com “locais aprazíveis” de paragem para “descanso, contemplação ou recreio”.

Esta obra, segundo o município, vai “permitir o incremento” da mobilidade suave através da criação de condições para a circulação pedonal e ciclável e para a utilização de modos de transporte mais limpos e eficientes.

“Os espaços periféricos do Rossio de São Brás serão redesenhados e requalificados por forma a disciplinar o estacionamento e devolver os passeios aos peões, ao mesmo tempo que se cumpre o objetivo de reduzir a entrada de viaturas automóveis no centro histórico”, lê-se no comunicado.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.