Reabilitação do bairro lisboeta da Boavista vai abranger 700 fogos até 2026

As obras de reabilitação no Bairro da Boavista, em Lisboa, começaram esta semana, com intervenções previstas até 2026 em 34 edifícios e cerca de 700 frações, revelou a empresa Gebalis – Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa.

Numa primeira fase, que deverá estar concluída até final do ano, as obras de conservação irão abranger 16 edifícios camarários, com 448 fogos.

Entre 2024 e 2026 irá decorrer a segunda fase, com intervenções em outros 18 edifícios, com cerca de 250 frações.

A recuperação e reabilitação deste conjunto habitacional no Bairro da Boavista, localizado na freguesia de Benfica, enquadra-se no programa Morar Melhor, em que a Gebalis pretende intervir em “11 bairros, 129 edifícios e mais de duas mil frações”, com uma dotação financeira de 40 milhões de euros, valor consagrado no contrato-programa celebrado com a Câmara Municipal de Lisboa, com um prazo de vigência entre 2022 e 2026.

De acordo com a Gebalis, o Bairro da Boavista tem uma população estimada de cerca de 3 200 pessoas, distribuídas por cerca de 1 400 fogos municipais.

O Bairro da Boavista, localizado nas ‘franjas’ do Parque Florestal de Monsanto, foi inaugurado nos anos 40, passando nas décadas seguintes por várias fases de urbanização.

Com várias infraestruturas de apoio social e comunitário, em 2012 o bairro foi alvo de um projeto europeu – o ECO-Bairro – que teve como objetivo “a requalificação e a melhoria significativa da eficiência energética de diversos edifícios”, lê-se numa nota da Gebalis.

“Agora, passados dez anos, a Gebalis inicia hoje com o programa Morar Melhor uma nova fase de intervenções de conservação e reabilitação no Bairro da Boavista. Pretendendo-se dar continuidade aos trabalhos então efetuados, no sentido de manter e incrementar a necessária otimização do desempenho ambiental dos fogos identificados para o efeito neste bairro municipal, vai aqui ser intervencionado até 2026 um total de 34 edifícios e cerca de 700 frações”, indica a empresa na nota.

Citado no comunicado, o presidente do conselho de administração da Gebalis, Fernando Angleu, salientou que “o bem-estar e o conforto habitacional da comunidade é uma prioridade”, assumindo a empresa e a Câmara de Lisboa o compromisso de garantir aos residentes dos bairros municipais “uma inquestionável qualidade de vida no seu dia-a-dia”.

Desde o início do mês, o programa Morar Melhor já arrancou nos bairros dos Alfinetes, na freguesia de Marvila, e Padre Cruz, na freguesia de Carnide.

Ainda segundo a Gebalis, na próxima semana o programa irá chegar ao Bairro João Nascimento Costa, na freguesia do Beato.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.