Reabilitação de 33 habitações na Fonte do Castanheiro em Coimbra vai custar 5ME

A Câmara de Coimbra vai votar a proposta de adjudicação da reabilitação de 33 habitações na Fonte do Castanheiro por cinco milhões de euros, após desistência há um ano do único candidato a concurso, informou a autarquia.

A empresa que venceu o novo concurso é a mesma que tinha concorrido no anterior, a Kairos – Engenharia e Construção, disse o município de Coimbra.

Em abril de 2022, o único candidato no concurso de reabilitação no Bairro da Fonte do Castanheiro tinha desistido do procedimento por incapacidade de cumprir os preços acordados, quando na altura a empreitada estava orçada em 4,1 milhões de euros.

A proposta, que será discutida e votada esta segunda-feira, em reunião do executivo, determina que a empreitada tenha um prazo de execução de 630 dias e um orçamento de cerca de cinco milhões de euros.

A intervenção prevê três fases de obras, reabilitando-se 11 habitações por cada fase.

“Chega, assim, ao fim um processo que remonta a de 24 de maio de 2021, data em que foi aprovada a abertura” do concurso de reabilitação, com um preço base de 4,1 milhões de euros, referiu a Câmara de Coimbra.

A 4 abril de 2022, a empreitada foi adjudicada à Kairos, que dias depois viria a dizer que não mantinha a proposta.

“A Câmara de Coimbra viu-se obrigada – já que esta empresa tinha sido a única admitida – a lançar novo concurso, a 2 de maio de 2022”, vencido pela empresa Kairos, que voltou a contestar o procedimento em tribunal, tal como tinha feito em 2021.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.