Porto prevê obras de 1,7ME no espaço público do bairro Agra do Amial

O município do Porto vai realizar obras de beneficiação do espaço público do bairro Agra do Amial, orçadas em 1,7 milhões de euros, de acordo com o anúncio da abertura de concurso público publicado em Diário da República.

A empreitada, da responsabilidade da empresa municipal DomusSocial, envolve a execução dos trabalhos de construção de um parque infantil e a beneficiação de pavimentos e percursos pedonais no espaço exterior do bairro da Agra do Amial.

O concurso “tem por objeto a escolha do cocontratante da entidade adjudicante para a formação de contrato de empreitada de ‘Beneficiação do Espaço Público do Bairro Agra do Amial’”, lê-se no documento.

O procedimento destina-se à formação de um único contrato, não estando prevista a adjudicação por lotes, dado que “uma nova fragmentação implicará maior dificuldade de gestão do contrato na medida em que implicará duplicação de recursos, quer pelo dono de obra, quer pelos eventuais adjudicatários, designadamente, nas condições necessárias para montagem de estaleiros e demais infraestruturas relacionadas com a preparação e execução da empreitada, sendo nesta fase a gestão de um único contrato mais eficiente não pondo em causa todo o planeamento já idealizado e em concretização”.

O preço base do procedimento é de 1 710 000 euros e o prazo de execução do contrato é de 300 dias, sem incluir renovações. O prazo para apresentação das propostas termina a 27 de dezembro e o critério de adjudicação é o preço.

De acordo com informação disponível na página da Internet da autarquia, o bairro, situado em Paranhos, foi construído em 1960 e requalificado em 2022.

“Durante o ano de 2017 foi objeto de obras de manutenção preventiva”, refere, acrescentando ainda que é constituído por 181 fogos, distribuídos por oito blocos, nos quais residem cerca de 360 pessoas.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.